Quem me conhece sabe que sou apaixonada por um bom café, na verdade, acho que gosto mais do ritual do café que da própria bebida. Na primeira compra de supermercado perguntei a uma senhora qual era o melhor pó de café para comprar. Ela percebeu o meu "portunhol" medonho e perguntou de onde. Quando eu disse que era do Brasil a resposta foi rápida: brasileiros têm os melhores cafés do mundo!!! Você não merece tomar café de supermercado!! E me deu o endereço de um lugar onde eu poderia comprar uma boa marca argentina...
quarta-feira, 30 de março de 2011
domingo, 27 de março de 2011
CEMITÉRIO DA RECOLETA
O domingo começou com um café da manhã no La Biela, um café tradicional que fica na frente da Praça França (Plaza Francia) onde está o famoso e muito visitado, Cemitério da Recoleta..
sábado, 26 de março de 2011
COMEÇANDO...
A primeira pessoa que conheci na Argentina disse: você tem que morar na Recoleta!! Eu nem sabia onde ficava esse bairro mas obedeci. Sai do hotel em Belgrano e fui para a Recoleta procurar o meu apartamento.
Me encanta la Recoleta...tinha que ser esse o nome do meu blog porque realmente me encantei pelo bairro. E a minha ideia é fazer você se encantar também e, quem sabe, aparecer por aqui para tomarmos um cafezinho nos vários cafés espalhados por essa cidade.
Como sou professora, vou começar contando um pouco da história do bairro. Afinal, quem foi essa tal de Recoleta?? Fiquei imaginando uma mulher linda, culta e muito rica, dessas famílias aristocráticas aqui de Buenos Aires. Nada disso!!!
No século XVI, essa região era uma chácara e com a morte do proprietário, seu filho resolveu vender as terras para um Capitão Francês. A venda foi uma troca porque acreditava-se que essas terras não tinham muito valor. E a troca foi feita por um terno ...dá para imaginar?
Em 1608 o Capitão Francês também vendeu a chácara por um valor bem baixo. Depois de muitas trocas de proprietários, no século XVIII, essa chácara, que na época se chamava Los Ombués, foi "doada" para os Freis Recoletos que pertenciam a Ordem dos Franciscanos da Espanha. Os Freis construíram um Convento e a Igreja Nossa Senhora Del Pilar.
No final do século XIX, uma grande epidemia de febre amarela apavorou todo o país. As família mais ricas se mudaram para essa região (do convento) porque acreditavam que a altura do terreno reduzia a presença dos insetos transmissores da doença.
A partir desses acontecimentos, as famílias resolveram permanecer e teve início a construção do bairro, com grandes mansões, parques, jardins e hotéis luxuosos. Tanto os arquitetos responsáveis pelos projetos como os materiais utilizados na construção, foram todos da Europa, principalmente da França.
Hoje, Recoleta é um bairro histórico, cultural, turístico e lindo...muito lindo. Os principais destaques são: Museo Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Centro Cultural Recoleta, Palais de Glace, Cemitério da Recoleta, além de bares, restaurantes e locais para compras.
Aos poucos vou conhecendo cada cantinho desse bairro e contando para você.
Se você quiser saber mais informações sobre a Recoleta pode consultar esses sites: http://www.recoleta.com.ar/, http://www.barriorecoleta.com.ar/ e http://www.info-recoleta.com/
Assinar:
Postagens (Atom)
Outbrain
Outbrain