sexta-feira, 3 de junho de 2011

ANDANDO DE ÔNIBUS EM BUENOS AIRES

 
O post de hoje foi terceirizado. A ideia era escrever sobre como andar de ônibus em Buenos Aires mas, não entendo bem do assunto porque só ando à pé. Como já falei, moro em um bairro que tem tudo e caminho o dia todo. Então, pedi ao Rafael para contar sobre isso...

Para os turistas brasileiros, andar de táxi em Buenos Aires pode ser muito barato e prático, mas andar de ônibus, é mais ainda. Pra quem vem com pouco dinheiro e não tem “frescura” para tomar os colectivos , essa é a melhor forma para passear pela cidade. A quantidade de linhas de ônibus é muito grande e pode te levar a qualquer lugar. Porém, algumas diferenças com o nosso sistema no Brasil podem atrapalhar um pouco.

Para começar, aqui não existe cobrador e os argentinos acham um absurdo isso no Brasil. Então, o pagamento é feito APENAS COM MOEDAS em uma máquina coletora atrás do motorista. Isso causa um grande problema econômico na cidade, ou seja, a falta de moedas. Comprar balas e coisas baratas com notas de $ 5, 10 ou 20 pesos pode ser muito difícil pela falta de troco nos 'kioscos'. Se precisar pegar um ônibus e não conseguir moedas, qualquer loja de câmbio faz isso para você, ou nas agências do Banco da Província. Para quem vai ficar muitos dias e usar muito ônibus, vale a pena comprar o cartão Sube/Monedero em qualquer estação de metrô e colocar crédito nele. É uma nova forma de pagar o ônibus aqui, e a maioria das linhas já tem a máquina que lê esse tipo de cartão.

Cartão Monedero


Outra diferença para os ônibus de algumas cidades do Brasil é que a tarifa muda de acordo com o seu destino. Pode variar de $ 1,10 - 1,20 - 1,25 - 2,00 e 2,75. Assim que você entrar no ônibus deve dizer ao motorista em qual parada vai descer. Assim , ele diz a tarifa e você coloca as moedas. Se não souber o nome da rua que cruza o seu destino, diga o nome do lugar. Ex: Shopping Alto Palermo. Depois de pagar vai sair o troco (se tiver) e um recibo da máquina. Guarde o recibo, pois “de vez em nunca” aparece um fiscal para ver se todo mundo pagou a tarifa certa.

Assim como no Brasil, as linhas têm as suas paradas correspondentes, não adianta chamar  o ônibus fora da parada porque o motorista não abre a porta de jeito nenhum, nem com o sinal fechado. Nas paradas, tem sempre uma fila para pegar o ônibus. Respeite a fila para não ser “xingado” por um argentino mais nervoso. Preste atenção porque tem parada com duas linhas e o pessoal na fila pode estar esperando o outro ônibus.
Para saber qual ônibus pegar e em que local, é sempre bom perguntar no seu hotel ou alguém na rua que pareça disposto a te responder. Mas, pela internet é muito fácil achar todas as linhas e os mapas.  Infelizmente o google maps não ajuda nisso, mas existem outros sites úteis:


Esse site tem o percurso de ruas de todas as linhas. O mais importante é a seção Puntos Claves. Tem todos os pontos turísticos da cidade, lugares importantes e o número das linhas que passam perto.

Depois de consultar as linhas possíveis, busque o mapa dos recorridos nesse site, que também tem mapas do metrô:



Outra ferramenta útil é o livro de bolso Guia T, que pode ser comprado em qualquer banca de jornais e custa $10,00 . Esse guia tem mapa de todas as ruas da cidade e apresenta quais linhas passam em cada quadrante do mapa.

A linha mais útil é a 152, super tradicional, com muitos carros e todos enfeitados. Essa linha sai  do Caminito, passa perto da Bombonera (estádio do Boca Juniors), segue paralelo ao Puerto Madero (Avenida Paseo Colon), passa pela Casa Rosada, depois passa perto das Galerias Pacíficos (Avenida Córdoba), continua pela Estação do Retiro na Plaza San Martín, sobe pela famosa avenida Santa Fé e vai até a Plaza Itália (Zoológico e Jardim Botânico).

Linha 152 que passa no estádio do Boca

Estação Retiro


Para quem preferir o River ao Boca, o estádio é longe mas é só pegar a linha 130.

                                                                                                                                 Rafael Lima, meu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs