sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALMACEN Y CO...MAIS UM CAFÉ EM BUENOS AIRES

Mais uma vez estava caminhando por aí e fiz uma grande descoberta. Almacen y co....não é um simples café...é um lugar único que começou com "uma portinha" em Palermo para vender vinhos e havanos (charutos). Um dia, Cristina (proprietária) resolveu levar sua máquina de nespresso e oferecer um cafezinho para cada cliente...daí passou para um chazinho e com o tempo, ampliou o lugar. Digamos que agora sejam "duas portinhas" porque continua pequeno. Mas...é um charme!!! Tem de tudo um pouco...café, chá, vinhos, chocolate artezanal, doces daqueles de receitas das "abuelas", algumas coisinhas salgadas para acompanhar uma taça de vinho ou uma cerveja.




Além da simpatia no atendimento, o interessante são os detalhes. Existe uma cristaleira com antiguidades que também estão a venda. Algumas xícaras, anéis, colares, colheres e outros objetos especiais. A sensação que eu tenho é que alguém sentou no meio da loja e ficou olhando para cada canto para pensar em algum detalhe. 





Entrei apenas para um cafezinho e acabei ficando...ficando...até a sobremesa. Experimentei uma cerveja gourmet produzida na Argentina que é da melhor qualidade (tudo bem...eu não sou especialista!!). Cerveja "Outro Mundo" e que veio servida em uma caneca antiga e linda.




No final, a sensação foi a torta de maçã (minha perdição nessa terra) servida em um prato elegante contrastando com a simplicidade de um peixinho de pano (comprado em Porto de Galinhas) que tem os talheres dentro. Amei esse detalhe!! Por alguma "razão", não consegui colocar moldura na foto abaixo, mas tinha que mostrar o peixinho



O Almacen y co fica na Calle Andrés Arguibel 2816 em Las Canitas (Palermo), uma parte da cidade com muitos restaurantes e bares. 


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMIDA EM BUENOS AIRES

Morando em Buenos Aires começo a sentir falta de algumas coisas de casa...pão de queijo, suco de uva de garrafa, uva sem caroço, coxinha com catupiry, feijoada, tapioca com manteiga e tantas outras coisas porque nosso Brasil é enorme.

Mas, aqui os portenhos também têm sua delícias. Sem entrar no mérito de saber se é nutricionalmente correto ou não (nutricionista de férias), vamos conhecer um pouco suas paixões alimentares do dia a dia.

1. Carnes - realmente são bem macias mas, você precisa conhecer os nomes dos cortes( * ) para não errar no pedido. Nem pense em churrascaria com o garçon trazendo picanha o tempo todo. Aqui você escolhe o corte e o ponto da carne...e só!! A porção vem pronta no seu prato.

2. Batata - quase todos os acompanhamentos são com batata. Que na verdade, é papa porque a batata daqui é a nossa batata doce. Então, não confunda.

3. Milanesa - o prato típico e barato que existe em qualquer lugar. É a verdadeira cultura da milanesa o que acontece nessa terra e tem até restaurante que serve só com esse prato em todas as variações possíveis. Pode ser de carne bovina ou de frango e a diferença é que é bem mais fininha que a nossa no Brasil. Gosto de comprar já empanada e fazer assada no forno porque é mais saudável.

4. Medialunas - uma verdadeira paixão para eles. Impossível imaginar um portenho tomando seu café da manhã sem medialunas. Adoro!!

www.vivastreet.com
Medialunas
5. Empanadas - mais típico impossível!! É uma espécie de pastel assado e com um recheio úmido que deixa a massa mais macia. As tradicionais são de carne suave, carne picante, milho, presunto e queijo e frango. Mas existem também muitas outras variedades. Dá para imaginar alguém almoçando 2 empanadas e só? Pois aqui isso é bem comum. A minha professora de espanhol faz isso, a minha diarista também, o meu filho e até eu já aprendi com as amigas.

www.wikipedia.org
Empanadas
6. Doce de leite ou dulce de leche - já falei do sorvete maravilhoso de doce de leite nessa postagem aqui. Mas o doce de leite puro também é demais!!! Comece o dia com doce de leite na sua medialuna e...seja feliz!!

www.wikipedia.org
Dulce de leche

7. Chimichurri - molho (com ervas desidratadas e óleo) que eles colocam na carne assada ou no pão com linguiça (choripan). Muito bom!!

8. Recheio de calabaza (abóbora) - a primeira vez que li "ravioli com recheio de calabaza" no cardápio de um restaurante achei super estranho. Mas....arrisquei, me apaixonei e viciei! Só não peça com molho de tomate porque não combina. O melhor é com molho branco ou um de queijo suave.

9. Alfajores - segundo o jornal La Nacion, "na dieta argentina: cada día se comem 6 millones de alfajores". Se considerarmos que o país tem 41 milhões de habitantes, dá para perceber o tamanho da importância desse doce na vida deles. Os mais famosos são da marca Havanna (bem turístico) mas, no dia a dia, o portenho come os que vendem nos mercados ou Kioskos (postei aqui). Cada região da Argentina tem sua receita diferente e pode ser com cobertura de chocolate, com recheio de doce de leite ou geléia, também pode ser de maisena (bom!!) ou arroz. O importante é provar porque existe uma variedade grande de marcas e sabores. Os alfajores de Códoba (Estancia El Rosario) são os melhores que já comi.

Será que esqueci de alguma coisa??


( * ) Alguns cortes mais comuns que você pode encontrar nos restaurantes:
Bife de chorizo - contrafilé
Lomo - filé mignon
Chorizo - linguiça
Colita de cuadril - maminha
Cuadril - alcatra
Ojo de bife - bisteca sem osso
Tapa de cuadril - corte parecido com a picanha
Vacío - fraldinha

sábado, 18 de agosto de 2012

LIVRARIAS DE BUENOS AIRES


Visitar Buenos Aires e não entrar em, pelo menos uma livraria, é quase impossível porque elas estão espalhadas por todos os lados da cidade. São tantas que a cidade ganhou, em 2011, o título de CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO pela UNESCO (veja postagem aqui).

Essa paixão é tão grande que todo ano em novembro, existe o evento "Noche de las librerías" organizado pelo Ministério da Cultura. Com várias atividades espalhadas em diferentes pontos da cidade, o evento tem como objetivo estimular a leitura e a indústria editorial. O vídeo abaixo mostra o sucesso da noite de 2011.



As livrarias da cidade são espaços de encontro, pontos turísticos e, algumas podem ser consideradas verdadeiros antiquários. A maior concentração de livrarias está na Avenida Corrientes entre a Callao e a 9 de Julio. Mas você também vai encontrar em vários bairros da cidade. A mais antiga da Argentina se chama La Librería de Avila e fica em San Telmo.

www.wikipedia.org
La Librería de Avila - Alfonso Alsína y Bolívar em San Telmo
El Ateneo Grand Splendid, que fica na Recoleta, foi construída em um antigo teatro e conserva até hoje as marcas do seu passado. Ocupa o segundo lugar na lista das dez mais importantes do mundo por seu esplendor arquitetônico. Depois que você passar horas olhando todos os detalhes e tirando fotos, não deixe de tomar um café onde funcionava o palco do teatro. 


Avenida Santa Fe 1860 - Recoleta







Uma outra livraria muito bonita e aconchegante é a Livros del Pasaje no bairro de Palermo e que tem um café super charmoso. O trecho abaixo eu tirei do site da livraria porque achei que combina mesmo com o lugar.

"En libros del Pasaje vas a encontrar, además del libro que buscás, gente atenta que va a saber recomendarte la novela que buscás con letra grande para tu abuela, el libro para ese sobrino que lee poco pero que querés más, el libro para a facultad y el libro que te llevás porque te tentaste. Tratamos de ayudar sin estar encima".

Thames 1762 - Palermo



É claro que existem muitas outras que merecem a visita e eu vou deixar aqui "El libro de los libros" que é um guia com todas as livrarias da cidade.

Também gosto muito da Eterna Cadencia em Palermo e da Clasica y Moderna que fica na Recoleta. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CHÁ DAS CINCO NO ALVEAR

Como tradição é uma palavra básica no vocabulário dos portenhos, nada melhor do que seguir a risca quando você estiver por aqui. E uma das melhores dicas é a tradição de tomar o chá das cinco. Existem várias casas especializadas (já falei também do tea conection) ou mesmo em qualquer cafeteria você pode tomar um bom chá...principalmente no inverno.

Mas vamos seguir essa tradição da melhor maneira...que tal um chá das cinco no Alvear Palace Hotel? Inaugurado em 1932, ainda é referência e sinônimo de elegância e sofisticação na cidade de Buenos Aires. Um sonho!!

O chá é servido no restaurante L'Orangerie que funciona no andar térreo do hotel, de segunda a domingo a partir de quatro e meia da tarde (faça reserva on line). Você vai ter uma tarde super agradável, em um ambiente requintado e com bom atendimento. O lugar é lindo e não deixe de prestar atenção em todos os detalhes...chão, paredes, portas, lustres, louça impecável e até o banheiro.

L'Orangerie

Claro que não é tão barato assim mas, também não é o fim do mundo. Você merece!! O chá serve bem para duas pessoas e você ainda pode optar (paga mais um pouquinho) por incluir uma taça de champagne para o brinde....ao dia, ao aniversário, à vida, ao sol, à chuva, à sua saúde...o importante é brindar!!


Louça impecável!!

Muitas coisinhas gostosas para comer e uma boa seleção de chá para escolher. Eu recomendo o "blend Alvear", que é uma fórmula exclusiva e deliciosa, ou o royal fruit, que além de muito bom, você também pode comprar na tealosopy que fica na galeria ao lado do Hotel.





Paola brincando de fotógrafa na hora do chá



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TERROIR - CASA DE VINHOS EM BUENOS AIRES

Fui apresentada a essa casa de vinhos pela minha amiga Mariana e acho que vale a pena você conhecer na sua próxima visita a Buenos Aires. A Terroir (site), que fica em uma pequena rua de Palermo, não está no roteiro turístico e dificilmente você vai passar por lá se não for pelo endereço. 

Vamos começar entendendo o significado da palavra Terroir...

No glossário encontrado no site da academia do vinho (aqui) vamos encontrar o seguinte: é uma palavra francesa que, literalmente, designa o "terreno" onde se localiza um vinhedo, mas o seu sentido é muito mais amplo. Na realidade, designa as características do solo, do microclima e do ecossistema do local, responsável pela qualidade do vinhedo e, consequentemente, pela qualidade do vinho que ele originará.

Conversando com Alejandro Audisio, um dos proprietários da Terroir, entendi que, nesse universo do vinho, não é apenas uma palavra e sim um conceito. Seria então, a relação perfeita entre a uva, a região onde está sendo plantada, com todas as suas variações climáticas, e as pessoas que manipulam. Ou seja, a tradição da bodega, sua história e cultura passada por várias gerações. Então, você pode ter a mesma uva, plantada em regiões semelhantes mas a história nunca vai ser a mesma. Profundo, não é? 

Na Terroir você vai ser atendido pelos proprietários, Alejandro ou Claudio Fontada, que entendem de vinho pelo simples prazer de beber. O papo é agradável e você sai de lá com vontade de comprar tudo e  de aprender cada vez mais sobre a "arte" de tomar um bom vinho. 







Terroir fica na calle Buschiazzo 3040 em Palermo, bem perto do Rosedal (já postei aqui). Telefone antes para saber o horário de funcionamento no sábado - (5411) 4778 3443. No site você vai encontrar um pdf com o catálago dos vinhos.

Também já falei de vinho neste outro post aqui.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

TANGO...O ORGULHO DOS PORTENHOS


O tango é um gênero musical tradicional na Argentina e no Uruguay que nasceu de uma mistura cultural dos europeus, escravos africanos e dos nativos do Rio da Prata.

www.bue.gob.ar


Carlos Gardel (morreu em 1935) foi o principal cantor e compositor do tango argentino e  fazia parceria com o paulista chamado Le Pera. Encontrei um blog de um argentino que mora no Rio de Janeiro e faz uma comparação interessante: Gardel está para os portenhos assim como, Tom Jobim está para os cariocas. Claro que em épocas e estilos bem diferentes. 

As letras das músicas e a dança nos remetem a paixão, melancolia, drama, emoção e muita sensualidade. Em 2009, o TANGO foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A música mais famosa é Mi Buenos Aires Querido de Gardel e Le Pera. Mas, a música Por una Cabeza marca uma cena imperdível do filme Perfume de Mulher com Al Pacino...inesquecível...  



Mas também encontramos a mesma música em mais três filmes: A lista de schindler, True lies e All the kings men.








Existem alguns lugares muito famosos como Sr Tango, Madero Tango (caro!!) e Esquina Carlos Gardel (bem elogiado pelos portenhos). Normalmente você pode escolher se quer só o show ou show com jantar.  E muitas casas também possuem o serviço de transporte do hotel até o show. Se você comprar pela intenet tem que avisar ao hotel para solicitar o transfer. Vou deixar aqui e aqui  sites com as principais casas de tango para você ver preços e horários. Buenos Aires tem uma quantidade enorme de bons restaurantes e, então, eu sugiro que você assista o show e jante em outro lugar.

Eu já assisti tango no El Querandi  e também no Taconeando. Os dois foram bons espetáculos mas no show do Taconeando, por ser um lugar pequeno, a gente se sente mais perto dos dançarinos e isso foi mais emocionante. 


sábado, 14 de julho de 2012

CALLE LANIN - UMA RUA MUITO COLORIDA


Eu sei que o Caminito é  considerado uma "rua museu" de grande valor cultural e artístico, localizado no bairro La Boca. Um verdadeiro cartão postal de Buenos Aires e  um ponto obrigatório para todo turista.

Mas, hoje eu te convido a conhecer uma rua um pouco escondida no bairro Barracas, bem próximo ao Boca. Calle Lanin...a rua mais colorida da cidade.



São três quadras de casas com as fachadas decoradas entre a calle Brandsen e a avenida Suarez. Essa rua também é considerada um museu e o responsável pelo trabalho é o artista plástico Marino Santa Maria, um argentino que vive na mesma rua.

Tudo começou quando ele fez a fachada da sua casa com tinta e mosaico em cores contrastantes e formas abstratas. Como os vizinhos gostaram muito, surgiu a idéia de um projeto cultural que recebeu financiamento do governo e da Escola Nacional de Bella Artes. O trabalho foi concluído em abril de 2001.

Casa do artista Marino Santa Maria






Detalhe da fachada

Detalhe da fachada

O cuidado com as árvores das calçadas
Você pode ir de taxi ou nos seguintes colectivos: 20, 25, 45, 79, 100, 102, 134, 148, 154 ou 195.
Entre no site oficial do artista para conhecer outras obras espalhadas pela cidade.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

BONJOUR PARIS


Conhecendo mais um café em Buenos Aires...

Como eu sou apaixonada por um cafezinho, sempre estou procurando novos lugares. E, na maioria das vezes, eu entro só para um café mesmo...nada mais.

Dessa vez, por sugestão da minha amiga Paola, fui conhecer o Bonjour Paris - Maison de the. O lugar é simplesmente lindinho.

Muita provocação!!

Longe de ser um daqueles da lista de cafés notáveis (aqui), lembra? "Antiguidade e permanência, arquitetura de interesse, local onde haja ocorrido situações de valor cultural ou frequência de uma grande personalidade".

Cores claras, ambiente simpático...decoração sofisticada e cheia de detalhes...uma tortura de doces no balcão e o melhor de tudo...atendimento ótimo!! Isso vale muito aqui.

Enfim...café nota 10!! Fica na Uruguay entre Santa Fé e Arenales. Existem dois na mesma quadra...vale a pena conferir!




Detalhe do desenho talhado na mesa

Detalhe do pé da mesa...demais!!

Charme demais na minha mesinha de café!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

FLORENCIO NA RECOLETA


Tem umas coisas que eu acho que são a cara de Buenos Aires... como encontrar um restaurante que é uma "portinha". Pois é...acho que descobri o menor restaurante da cidade. É quase do tamanho da minha cozinha...sério!! Pequeno e escondido!! Imagine uma rua, de uma única quadra, que está em uma área bem residencial da Recoleta e que dificilmente você vai passear ou se perder por lá.

Apresento....."Florencio Bistro & Patisserie"



Uma proposta de bistro e café da chef Maria Laura Aloisio que tem um programa no canal Utilísima. A cozinha é italiana e os destaques são para os sanduíches elaborados, as tortas salgadas e a sopa de calabaza (abóbora) nos dias de frio. Você também pode escolher o prato do dia e quando eu fui tinha pastel de papa , na verdade, a nossa torta de purê de batata com carne moída. Acabei escolhendo um sanduíche de lomo com rúcula e queijo brie e, apesar de não ser muito fã desse queijo...tava ótimo!!!



Além de ter sido muito bem atendida, me chamou a atenção o contraste da simplicidade do ambiente com o charme dos detalhes. Quando você entra tem até a sensação que o lugar é maior...doce ilusão...é só um espelho enorme na parede do fundo. Depois você acaba se acostumando com o tamanho...são só cinco mesinhas redondas com duas ou três cadeiras em cada. Potinho de geléia com uma plantinha servem de decoração nas mesas. Também tem uma prateleira com alguns utensílios de cozinha e um balcão onde ficam expostos os bolos, tortas e doces.

Detalhe do potinho para decorar as mesas

Torradinha com patê de fígado...uma delícia!!

Torta de maçã pra comer REZANDO!!

Difícil decidir....

Detalhe do desenho no pratinho do café

Entre no site do guiaoleo (aqui) para ver endereço e horário de funcionamento . Importante: não aceita cartão e para o jantar precisa fazer reserva.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs