Mesmo com um dia chuvoso e meio friozinho você ainda vai se encantar andando pelas ruas da Recoleta. A arquitetura se baseia no estilo francês e você consegue identificar isso numa simples caminhada pelas principais ruas do bairro.
Mas além dos prédios e casas (poucas que ainda existem) te convido a prestar atenção nos detalhes das portas e maçanetas....adoro!!!!
Esta é a entrada da ARKAKAO na calle Quintana com sorvetes deliciosos
Em 1923, foi inaugurado em Buenos Aires o edifício mais alto da cidade e, na época, também o mais alto da América Latina. PALÁCIO BAROLO.
Luis Barolo, um italiano que vivia na Argentina, era apaixonado pela obra "A Divina Comédia", e encomendou a construção de um prédio ao arquiteto italiano, Mario Palanti.
"Este se convertiria en una propriedad exclusivamente para rentas. Luis Barolo pensaba, como todos los europeus instalados en Argentina, que Europa sufriria numerosas guerras que destruirían todo el continente. Desesperado por conservar las cenizas del famoso Dante Alighieri, quiso construir un edifício inspirado en la obra del poeta, "la divina comedia". (referência)
O prédio, então, é uma homenagem a esse clássico da literatura italiana e universal. Os seus vinte e dois andares estão divididos em três partes: o térreo é o inferno; do segundo ao décimo quarto, o purgatório; e os últimos andares, representam o paraíso.
Em 1997, foi declarado Monumento Histórico Nacional e está aberto para visitas guiadas diurnas e noturnas. Acredito que durante o dia tenha o "burburinho" dos escritórios e uma vista deslumbrande em dias ensolarados. Mas, minha visita foi noturna...
Começamos no térreo...o inferno!! O guia conta toda a história da construção e o que representa cada detalhe do projeto. Silêncio total no prédio!!! Só vamos de elevador (super antigo mesmo) até o final do purgatório, a partir daí, só escada em curva e bem estreita. No vigésimo andar, existem sacadas (mínimas) onde podemos ver todos os lados da cidade. A vista é espetacular!!
Eu e minha amiga Andrea na sacada do vigésimo andar
Depois, ainda tem mais dois andares para chegar até a cúpula toda de vidro e admirar mais ainda a cidade de Buenos Aires. O problema é que a escada fica bem mais estreita e baixa. Nesse ponto eu "amarelei" e não fui. :-(
No final, seguimos até um escritório montado ao estilo da época, para um brinde com vinho tinto acompanhado de alguns petiscos.
Encontrei no youtube um trailer sobre um documentário desse prédio tão emblemático. Assista...
Entre no site para saber preços, dias e horários das visitas.
San Telmo é um dos bairros mais típicos aqui em Buenos Aires. E nos finais de semana você vai encontrar muitos cantos para explorar (feira de San Telmo / bares e restaurantes).
Avenida Caseros - o prédio inteiro era um antigo estaleiro
Quando fui conhecer a feira de produtos orgânicos naAvenida Caseros acabei descobrindo um restaurante muito bom para tomar café, um brunch no domingo ou mesmo uma refeição completa. A proposta é vegetariana mas tem pratos com frango ou salmão. Ou seja, nada de bife de chorizo, ojo de bife ou colita de cuadril.
Hierbabuena é um restaurante de cozinha natural ou "deli natural" como se diz aqui. Fica no prédio de um antigo estaleiro de San Telmo e ainda conserva as pilastras de ferro e uma corrente enorme com um gancho pendurada no teto. O lugar é pequeno mas aconchegante e com um ótimo atendimento. A decoração fica por conta de móveis e objetos antigos e uma parede colorida e com frases bonitas.
Da primeira vez fui apenas tomar suco...aliás, são ótimos!!! Tinha uma limonada com menta e gengibre que estava uma delícia! Mas hoje fui para o almoço e como estava muito frio, como cortezia, serviram uma sopinha de cenoura com maçã e gengibre maravilhosa.
Como prato principal, escolhi a sugestão da garçonete que estava pra lá de rouca, mas atendendo com a maior atenção. Raviolis verdes com recheio de salmão e creme mascarpone e um molho de limão. Também vinha acompanhado de espinafre salteado....simplesmente demais!! Muy rico!!! Para sobremesa, um brownie de chocolate e sorvete de maracujá ....muito bom também....mas esse, eu apenas comparti com o Edson (sem exageros).
O Hierbabuena fica na Avenida Caseros, 454 e funciona de segunda (não abre no jantar) a domingo entre 08h30 e meia noite. Como é muito pequeno, as vezes fica com fila. Eu cheguei para almoçar em um domingo meio dia e tava tranquilo mas o movimento ainda era de quem estava tomando o café da manhã.