O tango é um gênero musical tradicional na Argentina e no Uruguay que nasceu de uma mistura cultural dos europeus, escravos africanos e dos nativos do Rio da Prata.
Carlos Gardel (morreu em 1935) foi o principal cantor e compositor do tango argentino e fazia parceria com o paulista chamado Le Pera. Encontrei um blog de um argentino que mora no Rio de Janeiro e faz uma comparação interessante: Gardel está para os portenhos assim como, Tom Jobim está para os cariocas. Claro que em épocas e estilos bem diferentes.
As letras das músicas e a dança nos remetem a paixão, melancolia, drama, emoção e muita sensualidade. Em 2009, o TANGO foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A música mais famosa é Mi Buenos Aires Querido de Gardel e Le Pera. Mas, a música Por una Cabeza marca uma cena imperdível do filme Perfume de Mulher com Al Pacino...inesquecível...
Mas também encontramos a mesma música em mais três filmes: A lista de schindler, True lies e All the kings men.
Existem alguns lugares muito famosos como Sr Tango, Madero Tango (caro!!) e Esquina Carlos Gardel (bem elogiado pelos portenhos). Normalmente você pode escolher se quer só o show ou show com jantar. E muitas casas também possuem o serviço de transporte do hotel até o show. Se você comprar pela intenet tem que avisar ao hotel para solicitar o transfer. Vou deixar aqui e aqui sites com as principais casas de tango para você ver preços e horários. Buenos Aires tem uma quantidade enorme de bons restaurantes e, então, eu sugiro que você assista o show e jante em outro lugar.
Eu já assisti tango no El Querandi e também no Taconeando. Os dois foram bons espetáculos mas no show do Taconeando, por ser um lugar pequeno, a gente se sente mais perto dos dançarinos e isso foi mais emocionante.