domingo, 19 de junho de 2011

LINHA A DO METRO DE BUENOS AIRES

O metrô de Buenos Aires, inaugurado em 1913, foi o primeiro a ser construído na América Latina. Com isso, é possível se ter uma ideia de como esse país era "poderoso" no início do século passado. A primeira linha, chamada de linha A, fazia um percurso pequeno, Plaza de Mayo à Plaza Miserere, e aos poucos foi sendo ampliada. Um dos objetivos de fazer essa linha era diminuir a distância entre a Casa Rosada e o Congresso.

Atualmente, existem outras linhas e também vários projetos para futuras expansões, mas a linha A se mantém do mesmo jeito da época da sua inauguração. Portanto, um passeio nessa linha é uma volta no tempo. Dá uma sensação de que você vai participar de algum filme antigo e está lá como figurante.....


linha A

Linha A - atenção aos detalhes de madeira
Linha A
Linha A - estação Rio de Janeiro


Para os moradores da cidade, é uma linha como outra qualquer e que serve como meio de transporte. Acredito que, de tanto usar, as pessoas já nem percebam mais os detalhes tão antigos que existem dentro do trem. Os vagões são de madeira, os bancos também, existem pequenos lustres, espelhos nas paredes e as janelas abertas. Um detalhe que me chamou a atenção foi que as portas podem ser abertas por dentro ou por fora. Então, quando o trem está quase chegando, tem sempre um "mais apressado" que abre a porta e já sai pulando na plataforma.

Para passear, vá até a Plaza de Mayo, e depois de conhecer a Casa Rosada, entre no subte (metrô) e pegue a linha A. Ela começa nessa estação e vai até um lugar chamado Carabobo. Você pode ir até o final e voltar,  fazer troca de linha para algum outro passeio ou descer em algumas estações para conhecer alguns pontos interessantes nesse percurso.

Casa Rosada
 
Descendo na estação Piedras, você vai conhecer o Café Tortoni (já falei no outro post), que fica na Avenida De Mayo e, se continuar caminhando vai encontrar a avenida 9 de Julio, onde fica o Obelisco.

Outra estação que você pode descer é a do Congresso. Fica na esquina da Calle Callao, uma avenida enorme que corta várias famosas como Corrientes, Córdoba e Santa Fé.

Da estação Castro Barros vai ser possível conhecer mais um Patrimônio Histórico da Cidadea confeitaria Las Violetas. Famosa pelo tradicional chá da tarde, foi inaugurada em 1884 e totalmente restaurada em 2001. Essa eu ainda não conheci (agora já fui).

Imagem do site Las Violetas


Imagem do site Las Violetas
Continuando na linha A, você pode descer na estação Acoyte e passear no Parque Rivadávia. Um lugar lindo e bem conservado bem no meio do bairro Caballito. Encontrei alguns grupos dançando, fazendo tai chi chuan ou atividade com arcos. Também tem feira de livros usados e muitas lojas por todos os lados.
Parque Rivadávia

Parque Rivadávia
Eu estiquei mais um pouco e segui até a estação Primera Junta para conhecer um mercadão que vende todo tipo de carne, legumes, frutas e produtos do Brasil. É claro que isso não é programa de turista, eu fui comprar polvilho para fazer tapioca. Coisa de quem fica com saudades....

4 comentários:

  1. Caramba que legall estou planejando viajar pro exterior a bastante tempo, e buenos aires pode ser um dos lugares... expressoopinioao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola!
    Bueno, a mi me gusta mucho Buenos Aires!
    Esta pequena introdução é para dizer que sou apaixonada poe Buenos Aires.
    Mesmo quando por aí estive, em época nada tranquila, me apaixonei.
    Desejo sucesso para você, e que aproveite bem o que esta cidade maravilhosa tem a nos oferecer.
    Um bejo.
    E, ¡Gracias a la Vida!
    Beth Muniz

    ResponderExcluir
  3. Olá Felipe,
    Obrigada!! Espero que você aproveite bem o meu blog. Buenos Aires é uma cidade linda e acho que você vai gostar da viagem.
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Olá Beth,
    Que bueno!!! A mi tambien me gusta mucho!!
    Obrigada!!!!
    Também te desejo muito sucesso e alegria.
    Carla

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs