segunda-feira, 21 de maio de 2012

UM POUCO DE VINHO ARGENTINO

Se você é do tipo que recebe uma carta de vinho e pensa que está em grego ou, decorou alguns tipos de vinho  e não consegue variar muito, acho que está na hora de fazer umas aulas sobre esse assunto.

É claro que você pode estudar sozinho, conversar com os amigos, fazer pesquisas na internet, participar de chats, mas nada se compara a estar ao lado de um sommelier e aprender com degustação.


Eu estou falando em cursinho, algo simples que não vai fazer você sair achando que sabe tudo, mas pelo menos, explorando novos sabores.

A Argentina é o quinto produtor mundial de vinho e, se você está aqui passeando e aproveitando a gastronomia local, nada melhor que saber escolher um bom vinho. E essa escolha não está relacionada com o mais caro porque existem bons vinhos com preços variados.


Fiz um curso de quatro noites no Aldos Vinoteca & Restoran com um grupo de amigos. Conhecemos um pouco sobre a história do vinho e algumas diferenças entre os principais tipos como espumante, frisante, rosé, branco, tinto e vinho para acompanhar sobremesas. Também sobre as principais uvas utilizadas na produção do vinho argentino. Para tinto são: malbec, cabernet sauvignon, bonarda, merlot, pinot noir e syrah. E para vinho branco são torrontés e chardonnay.

Um detalhe interessante é que a maioria das pessoas pensa somente nos vinhos de Mendoza, que é a maior região produtora de vinho do país. Mas existem outras regiões com boas produções também.  Cafayate, em Salta (uma província ao norte) é importante com relação a qualidade dos seus vinhos e não a quantidade. A razão disso é a variação do clima (noite e dia) e a pureza da água, favorecendo a produção de vinho tinto de sabor intenso. Em Neuquén e Rio Negro, na Patagônia, também são encontradas excelentes bodegas e, o clima da região é ideal para a produção de vinhos Pinot Noir e Merlot.



Falando um pouco de sabor...é uma verdadeira experiência! A sensação de sentir os aromas, tentar identificar se é madeira, flores, baunilhas, frutas vermelhas...é o máximo! Saborear e perceber a acidez na ponta da língua, a explosão de taninos e a mistura perfeita entre aroma e sabor. 

Quando você prova um vinho ideal pensa logo no seu acompanhamento, afinal, todo bom vinho precisa encontrar a melhor preparação. Isso é a harmonização (maridaje), ou seja, o equilíbrio perfeito entre vinho e comida, mas que pode ser pelo contraste ou pela semelhança.



Nós sempre temos algumas idéias sobre isso...vinho branco com peixe e vinho tinto com carne vermelha...mas é importante pensar como será a sua preparação e poder "ousar" um pouco mais. Saber qual o ingrediente principal, se os temperos são fortes ou suaves, o tipo de cocção ou o tipo de molho. Ou seja, não adianta muito escolher um vinho branco empregnado com o melhor aroma, para se perder em uma peixada "super hiper" condimentada.

Quais são os principais componentes do vinho? Teor alcoólico, a quantidade de tanino, sua acidez, o aúcar e os aromas. E o que dizer da sensação de saborear uma comida? Pode ser doce, salgada, azeda, ácida, amarga, picante, suave, quente, fria, macia, crocante...muito variado. Você deve então, identificar o que predomina nos "parceiros" e conseguir a melhor harmonia. É fácil? Claro que não...mas temos que começar a tentar porque o resultado é muito prazeroso.

O melhor do curso....chocolate com o vinho malbec Malamado da Familia Zuccardi.



Vou deixar alguns sites muito interessantes de bodegas argentinas para você navegar.
Bodega Ruca Malen
Trapiche
Bodega Catena Zapata
Bodega El Esteco
Casa Bianchi

Caso você queira, também poderá fazer a carreira de sommelier (que chic!!). A argentina Paz Levinson, de 32 anos, eleita a melhor sommelier do país em 2012, disse que nem pensava em seguir carreira. Estudava letras e trabalhava em um restaurante quando se interessou pelos vinhos....nunca se sabe, não é? Por isso, deixo também alguns links tanto na Argentina quanto no Brasil para encontrar os melhores cursos.

Escuela Argentina de Sommelier
Escuela Argentina de Vinos
Associação Brasileira de Sommelier Rio











2 comentários:

  1. Carla, que delicia esse post, imagino o quanto deve ter sido interessante o curso, é sempre bom aprendermos mais e mais... Ainda mais sobre esse universo dos vinhos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany,
      Obrigada!!!!!! Foi muito bom mesmo....eu já gostava de vinhos, agora mais ainda.
      bj

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs