quarta-feira, 18 de julho de 2012

TANGO...O ORGULHO DOS PORTENHOS


O tango é um gênero musical tradicional na Argentina e no Uruguay que nasceu de uma mistura cultural dos europeus, escravos africanos e dos nativos do Rio da Prata.

www.bue.gob.ar


Carlos Gardel (morreu em 1935) foi o principal cantor e compositor do tango argentino e  fazia parceria com o paulista chamado Le Pera. Encontrei um blog de um argentino que mora no Rio de Janeiro e faz uma comparação interessante: Gardel está para os portenhos assim como, Tom Jobim está para os cariocas. Claro que em épocas e estilos bem diferentes. 

As letras das músicas e a dança nos remetem a paixão, melancolia, drama, emoção e muita sensualidade. Em 2009, o TANGO foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A música mais famosa é Mi Buenos Aires Querido de Gardel e Le Pera. Mas, a música Por una Cabeza marca uma cena imperdível do filme Perfume de Mulher com Al Pacino...inesquecível...  



Mas também encontramos a mesma música em mais três filmes: A lista de schindler, True lies e All the kings men.








Existem alguns lugares muito famosos como Sr Tango, Madero Tango (caro!!) e Esquina Carlos Gardel (bem elogiado pelos portenhos). Normalmente você pode escolher se quer só o show ou show com jantar.  E muitas casas também possuem o serviço de transporte do hotel até o show. Se você comprar pela intenet tem que avisar ao hotel para solicitar o transfer. Vou deixar aqui e aqui  sites com as principais casas de tango para você ver preços e horários. Buenos Aires tem uma quantidade enorme de bons restaurantes e, então, eu sugiro que você assista o show e jante em outro lugar.

Eu já assisti tango no El Querandi  e também no Taconeando. Os dois foram bons espetáculos mas no show do Taconeando, por ser um lugar pequeno, a gente se sente mais perto dos dançarinos e isso foi mais emocionante. 


3 comentários:

  1. Carla, fomos ao Señor Tango. Um espetáculo, um show mesmo! Vale muito a pena. E vai uma dica: se comprar pela internet tem que avisar ao Hotel para solicitar o transfer. Se comprar por lá, não precisa, o transfer já é direcionado ao Hotel. Vale a pena pagar um pouquinho mais caro e ir para jantar, não é dos melhores, mas você já finaliza a noite por ali mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana,
    Bom saber mesmo....a próxima vista que aparecer por aqui em Buenos Aires eu vou junto conhecer o Sr Tango.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, suas dicas serão muito uteis na minha próxima visita a cidade de Buenos aires.
    Carlos Malvino

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs