sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMIDA EM BUENOS AIRES

Morando em Buenos Aires começo a sentir falta de algumas coisas de casa...pão de queijo, suco de uva de garrafa, uva sem caroço, coxinha com catupiry, feijoada, tapioca com manteiga e tantas outras coisas porque nosso Brasil é enorme.

Mas, aqui os portenhos também têm sua delícias. Sem entrar no mérito de saber se é nutricionalmente correto ou não (nutricionista de férias), vamos conhecer um pouco suas paixões alimentares do dia a dia.

1. Carnes - realmente são bem macias mas, você precisa conhecer os nomes dos cortes( * ) para não errar no pedido. Nem pense em churrascaria com o garçon trazendo picanha o tempo todo. Aqui você escolhe o corte e o ponto da carne...e só!! A porção vem pronta no seu prato.

2. Batata - quase todos os acompanhamentos são com batata. Que na verdade, é papa porque a batata daqui é a nossa batata doce. Então, não confunda.

3. Milanesa - o prato típico e barato que existe em qualquer lugar. É a verdadeira cultura da milanesa o que acontece nessa terra e tem até restaurante que serve só com esse prato em todas as variações possíveis. Pode ser de carne bovina ou de frango e a diferença é que é bem mais fininha que a nossa no Brasil. Gosto de comprar já empanada e fazer assada no forno porque é mais saudável.

4. Medialunas - uma verdadeira paixão para eles. Impossível imaginar um portenho tomando seu café da manhã sem medialunas. Adoro!!

www.vivastreet.com
Medialunas
5. Empanadas - mais típico impossível!! É uma espécie de pastel assado e com um recheio úmido que deixa a massa mais macia. As tradicionais são de carne suave, carne picante, milho, presunto e queijo e frango. Mas existem também muitas outras variedades. Dá para imaginar alguém almoçando 2 empanadas e só? Pois aqui isso é bem comum. A minha professora de espanhol faz isso, a minha diarista também, o meu filho e até eu já aprendi com as amigas.

www.wikipedia.org
Empanadas
6. Doce de leite ou dulce de leche - já falei do sorvete maravilhoso de doce de leite nessa postagem aqui. Mas o doce de leite puro também é demais!!! Comece o dia com doce de leite na sua medialuna e...seja feliz!!

www.wikipedia.org
Dulce de leche

7. Chimichurri - molho (com ervas desidratadas e óleo) que eles colocam na carne assada ou no pão com linguiça (choripan). Muito bom!!

8. Recheio de calabaza (abóbora) - a primeira vez que li "ravioli com recheio de calabaza" no cardápio de um restaurante achei super estranho. Mas....arrisquei, me apaixonei e viciei! Só não peça com molho de tomate porque não combina. O melhor é com molho branco ou um de queijo suave.

9. Alfajores - segundo o jornal La Nacion, "na dieta argentina: cada día se comem 6 millones de alfajores". Se considerarmos que o país tem 41 milhões de habitantes, dá para perceber o tamanho da importância desse doce na vida deles. Os mais famosos são da marca Havanna (bem turístico) mas, no dia a dia, o portenho come os que vendem nos mercados ou Kioskos (postei aqui). Cada região da Argentina tem sua receita diferente e pode ser com cobertura de chocolate, com recheio de doce de leite ou geléia, também pode ser de maisena (bom!!) ou arroz. O importante é provar porque existe uma variedade grande de marcas e sabores. Os alfajores de Códoba (Estancia El Rosario) são os melhores que já comi.

Será que esqueci de alguma coisa??


( * ) Alguns cortes mais comuns que você pode encontrar nos restaurantes:
Bife de chorizo - contrafilé
Lomo - filé mignon
Chorizo - linguiça
Colita de cuadril - maminha
Cuadril - alcatra
Ojo de bife - bisteca sem osso
Tapa de cuadril - corte parecido com a picanha
Vacío - fraldinha

4 comentários:

  1. Carla, que delicia esse post. Adorei! Uma coisa que aqui se come muito também e eu Amo são as "facturas" as com creme pastelera e doce de membrillo da confiteria Dos Escudos e da casa de té Casa de Gretha são as minhas favoritas. Bj grande pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany,

      Sim...as facturas são deliciosas mesmo. Esse doce de membrillo também gosto. Hoje comi as medialunas da Ds Escudos e adorei também!!!
      bjs

      Excluir
  2. Carla, que maldade esse post! É para voltar rolando! hehehehehe!

    Beijos, saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza,

      Realmente as comidinhas daqui são gostosas!!! Alguns sabores bem parecidos com o nosso mas, outros são novos e deliciosos.

      Saudade também!!

      beijos e uma ótima semana.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs