quarta-feira, 30 de março de 2011

CAFÉ ...UMA PAIXÃO PORTENHA

                                  

                                           


Quem me conhece sabe que sou apaixonada por um bom café, na verdade, acho que gosto mais do ritual do café que da própria bebida. Na primeira compra de supermercado perguntei a uma senhora qual era o melhor pó de café para comprar. Ela percebeu o meu "portunhol" medonho e perguntou de onde. Quando eu disse que era do Brasil a resposta foi rápida: brasileiros têm os melhores cafés do mundo!!! Você não merece tomar café de supermercado!! E me deu o endereço de um lugar onde eu poderia comprar uma boa marca argentina...

De fato, podemos ter os melhores cafés mas, com certeza, não temos as cafeterias mais charmosas como as de Buenos Aires e, as da Recoleta, é claro. O café é uma verdadeira paixão portenha.

Desde os mais tradicionais como o Café La Biela (em frente ao cemitério) com sua decoração em estilo clássico e sempre lotado,  ao delicadíssimo Smeterling que abriu recentemente e tem apenas um cantinho para sentar. Parece uma casinha de boneca, com cortina, duas poltronas lindas, uma mesinha e uma louça impecável. Simplesmente o máximo! Tem também o café da Livraria El Ateneo que funciona em um antigo teatro e os livros ficam espalhados (arrumados) por todos os locais e onde era o palco, agora funciona uma cafeteria.

No Brasil, apesar de ter uma grande tradição de café, tudo é mais rápido. Você entra, pede, toma e vai embora...pode tomar até em pé mesmo. Aqui as pessoas entram, pedem um café e ficam horas lendo um bom livro (imagino que seja) ou batendo papo com os amigos.

O café sempre vem acompanhado do copinho de água e de alguma "surpresinha" que pode ser bolinho, biscoitos os mais variados e deliciosos, pedacinho de pavê, chocolate, docinho ou a microbolinha de sorvete de doce de leite da sorveteria Freddo...imperdível!

Adoro também o estilo requintado e elegante das senhoras que frequentam o Pátio Bullrich para um cafezinho ou chá no final da tarde. Este ambiente é diferente de qualquer outro da cidade...quero ficar velhinha tomando café com as minhas amigas assim.

É claro que ainda não visitei todos mas sempre que passo na porta de um novo, eu entro e dou uma espiada na decoração, na cara do lugar, nas pessoas sentadas, enfim no ambiente de uma maneira geral. Mas já tenho os meus preferidos para tomar só um cafezinho depois de passear pelo bairro.


                


5 comentários:

  1. Nossa que lindo, lembra a colombo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas de seu blog.Buenos Aires é lindo!Pretendo ir em maio, se Deus quiser.Você sabe informa se tem trem para Cordoba.Já conheço a Recoleta,Jardim Japonês, Rosedal,café Tortone,Museu de Evita,Caminito e outros.Fiquei no Castelar Hotel.Antigo porem bem localizado, e bem enfrente a estação do metro.

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas de seu blog.Buenos Aires é lindo!Pretendo ir em maio, se Deus quiser.Você sabe informa se tem trem para Cordoba.Já conheço a Recoleta,Jardim Japonês, Rosedal,café Tortone,Museu de Evita,Caminito e outros.Fiquei no Castelar Hotel.Antigo porem bem localizado, e bem enfrente a estação do metro.

    ResponderExcluir
  4. Vc me proporcionou um grande alívio. Não vivo sem café e estava preocupada com a viagem que vamos fazer para lá em abril. Já reservamos hotel justamente na Recoleta, portanto só lhe posso
    agradecer. Abraços,
    Ana França Suzuki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Fique tranquila Ana!! Aqui em Buenos Aires você vai poder tomar café sempre.
      Se tiver mais alguma dúvida, pode escrever.
      Um abraço e aproveite a viagem.

      Carla

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs