quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UMA PADARIA NOVA COM UMA HISTÓRIA ANTIGA

Essa semana, a convite de uma amiga brasileira, fiz um programa muito diferente: visita guiada a uma padaria!! É claro que não foi uma padaria qualquer...e sim, uma boulangerie.

A boulangerie L'épi, criada em 2005, por Bruno e Olivier, dois panaderos franceses, está comemorando 100 anos do seu forno - el horno centenario. E, no mês de setembro, abriu suas portas, em forma de visita guiada, para seus clientes conhecerem esse "ilustre participante" na fabricação do pão artesanal.



Na verdade, é um empreendimento de sucesso porque os panaderos buscaram durante um bom tempo, o lugar ideal para fazer um pão com sabor francês. Encontraram então, uma padaria abandonada e com um forno perfeito. Com seis metros de diâmetro, foi construído em 1911 e é um dos mais antigos de Buenos Aires. Aquecido exclusivamente à lenha, permite uma cocção com temperatura de aproximadamente 200 ºC. Diante desse "achado", o lugar foi alugado, reformado e adaptado ao estilo dos proprietários.

A visita foi ótima!! Guiada por Olivier, começou com uma explicação sobre o início de sua carreira gastronômica e o sonho, junto com o Bruno, de fazer um pão no melhor estilo francês. Depois, passamos para a área de produção (saudade das minhas aulas no Brasil!!) onde os colaboradores estavam em plena atividade. E, finalmente, a estrela da festa foi apresentada: o forno! 

"O Forno"


Abrindo a porta...

Pronto para trabalhar...
Rumo ao forno....


Tradição na confecção, fermentação natural, experiência e o forno perfeito, são os ingredientes básicos dos pães confeccionados nesta boulangerie. E você, turista ou morador da cidade, não pode perder mais essa maravilha de Buenos Aires! 

imagem retirada do site 


A boulangerie  fica na calle Roseti 1769 no bairro Villa Ortúzar. Mas, você pode comprar também na calle Montevideo 1567 Recoleta (claro....tinha alguma dúvida??). Você vai encontrar vários tipos diferentes de pães e os mais procurados são: croissant con almendras, pan de chocolate, pan de centeno e pan de nueces.

Bonecos animados na vitrine da boulangerie


Não deixe de entrar no site (aqui) porque tem informações sobre os panaderos, produtos vendidos, um pouco mais da história com fotos e alguns videos bem interessantes.

4 comentários:

  1. Eu sabia que conheceria CABA através de vc.Beijos

    ResponderExcluir
  2. carlinha, adorei saber de mais esta novidade.
    quando for ai, quero ir comer uma croissante nesta boulangerie...

    ResponderExcluir
  3. Carla, achei o maximo, muito boa a indicação. Será que ainda esta tendo esse tour guiado? Como é isso? Eu queroooo. Eu sempre que posso assisto o programa deles, mas nao sabia que eles tinham uma Boulangerie aqui na Recoleta. Que legal, com certeza vou fazer uma visitinha e enfim provar o que muitas vezes vi pela tv. (acho que desse jeito terei que correr até a Patagônia para queimar todas as facturas e delicias que não me canso de provar .... Kkkk) bjsss. Adorei o post e essa nova indicaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Dany!! Eu amo todos os produtos dessa padaria e agora a pouco fui comprar pão integral. Eu sei que durante o período da páscoa teve visita mas já deve ter acabado. Mas dá uma ligada, chora um pouquinho...quem sabe....me chama que vou junto.
      Sim....com certeza vai ter que correr até a Patagônia!!!
      beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs