terça-feira, 23 de agosto de 2011

PALAIS DE GLACE - PALACIO NACIONAL DE LAS ARTES

Essa semana entrei em um lugar que sempre passava na porta mas, não sei porque, não me chamava a atenção. Sabe quando a gente entra sem muita pretensão e acaba adorando? Foi o que aconteceu no Palais de Glace (Palacio de Hielo ou Palacio de Gelo). 

Inaugurado em 1911 , possuía uma pista de patinação no gelo e funcionava também como um clube para a alta sociedade portenha. Sua construção, de influência francesa, como quase tudo na época, tem um formato redondo com uma cúpula de vidro e o segundo andar com vista para a pista.

Depois de alguns anos, quando a patinação de gelo já não estava mais "tão em moda", uma pequena reforma transformou a pista de gelo em pista de dança, com um belo piso de madeira. E, então, na década de vinte, a sociedade portenha comparecia ao Palácio para as noites de tango. Chiquérrimo!!!

Com o passar do tempo, o palácio passou a funcionar como um salão de exposição e, em 2004, foi declarado Monumento Histórico Nacional. Atualmente, o Palácio tem diversas exposições, principalmente fotográficas e você pode ver toda a programação no site.

No dia da minha visita, tinha uma exposição de obras de artistas consagrados da cidade de Buenos Aires e outra de fotoperiodismo. Adorei o lugar!! É simples e ao mesmo tempo bonito, pequeno, a entrada é grátis, em frente à Plaza Francia (a do cemitério) e com bom material de exposição. Ou seja, só tem vantagens nesse passeio.

Foto retirada do site do Palácio e mostra como era na época da inauguração.
Exposição de arte é uma coisa bem difícil de entender ou explicar o que se observa ou sente mas, algumas estavam bem interessantes, mesmo parecendo "algo estranho". Essa foto abaixo era um tapete cheio de coisas como: ferro, teclado, torradeira, impressora, computador e outras coisas velhas e quebradas. Bem no meio, tinha uma TV ligada mostrando uma propaganda sobre a própria obra.


Essa tava linda...era um quadro com uma árvore com seus galhos secos e as últimas folhas caindo...e caindo mesmo...estavam no chão.


Uma figura muito simpática em exposição
A exposição de fotos mostrava várias cenas do dia a dia da cidade de Buenos Aires. Uma, em especial,  me chamou a atenção! Consegui lembrar desse momento. Maradona... no instante em que a Argentina saiu da última copa do mundo.




Andar superior do Palácio
                                                          
                                                                          

Entrada do Palácio

O Palácio fica na Calle Posadas 1725 Recolela, em frente à Plaza Francia e perto de vários outros pontos turísticos da cidade de Buenos Aires.

Viu como tem lugar para conhecer na Recoleta? E eu ainda não conheço tudo...

4 comentários:

  1. Carla, suas fotos são maravilhosas e os comentários impecáveis. BJ
    Edinho

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, sempre passo na frente e nao entendia porque se chamava assim. Agora vou colocar na minha lista para visitar. Mil bjs e obrgada! Adorei esse post! Roberta

    ResponderExcluir
  3. Oi Edinho,

    Obrigada!!! Para as fotos, eu sempre conto com a ajuda do Edson e do Bruno...meus fotógrafos de plantão!!
    Você precisa voltar para visitar os lugares que não foi ainda.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta,

    Obrigada!! E eu também...passava sempre e nem dava bola...Acho que você vai gostar da visita.
    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs