segunda-feira, 28 de abril de 2014

Última postagem !

E hoje, depois de quase três anos e meio, me vejo sentada no aeroporto Ezeiza e esperando o vôo para mais uma transferência do Edson. Muitos acham isso estressante mas eu acho bom demais. Claro que preferia ficar mais tempo em Buenos Aires, mas deve ter chegado a hora certa de voltar.

Criar esse blog foi muito bom para me ajudar a conhecer melhor essa cidade linda. Vou embora com todas essas recordações registradas aqui. Inesquecível!!

Quando cheguei aqui não tinha a menor noção do que seria viver em outro país. Totalmente no escuro  mas com a mente e o coração abertos para todas as descobertas. Uma família expatriada passa por muitas situações diferentes e, para isso, não existe um manual de instruções. Se você não conhece o país não tem a menor idéia de procurar bairro, ou escola para os filhos ou a própria rotina da nova cidade. Mesmo que você domine o idioma, vai ter que aprender na 'marra' as expressões do dia a dia. As vezes o termo é facilmente entendido mas, por não fazer parte do seu cotidiano, demora um tempo para entender. Nunca vou esquecer as meninas do caixa do Disco falando 'quien sigue... quien sigue'!! E isso era sempre comigo!!

A diferença de uma viagem de férias é muito grande. Nas férias você se limita a ficar no roteiro do turismo mesmo, pode falar errado e tudo é válido. Morando é diferente.

Na verdade, nos primeiros dias, a sensação é de férias mesmo porque sempre tem um período de instalação. Mas depois de um tempo você acorda e percebe que faz parte (ou precisa fazer) da cidade e deixa de se ver como um turista. Você precisa entender todos os detalhes de uma vida normal....a pia entope na cozinha.....as compras no mercado com os produtos que vão sendo descobertos a cada dia....marcar uma consulta médica e ser capaz de explicar todos os sintomas que está sentindo.....participar de reunião em colégio.... programas na televisão....e muitos outros pequenos detalhes do dia a dia.

De maneira geral, mesmo cambiando totalmente a vida, a experiência é super válida. De um simples aprender a gostar de um sabor de comida diferente a descobrir outras maneiras de viver com relação ao desenvolvimento cultural, social, financeiro e político do novo pais. Aliás, por falar nisso, eu sou de uma geração que conheceu a inflação no Brasil mas já tinha esquecido como era. E agora tivemos essa experiência nada agradável por aqui. Só para dar um exemplo, em dezembro embalei a mala no aeroporto por 75 pesos e agora, quatro meses depois, acabei de pagar 140!!!!!

Os amigos expatriados têm um papel fundamental nesse período. Vivemos todos os mesmos problemas e as mesmas descobertas. Então, juntos vamos nos ajudando na adaptação e nos momentos de alegria.

Acho que os verdadeiros heróis nas famílias expatriadas são os filhos. De uma hora para outra estão em uma escola com outro idioma, outros costumes, amigos que olham atravessado, nova rotina para a hora do lanche, aula de história de um pais que não te pertence. Como assim? Quem é General San Martin? Para algumas famílias, esse é um tema difícil. Algumas crianças ou adolescentes não conseguem se adaptar com facilidade.

Uma hora agente tem que voltar! E, para quem adora viver em outro país, a minha dica é a seguinte: vá desmontando a sua rotina aos poucos. Assim você não fica com aquela sensação de sair de uma vida e entrar em outro da noite para o dia. Como eu fiz....um filho voltou um mês antes, a mudança saiu uns vinte dias antes, o marido saiu de férias dez dias antes e a última semana foi só para passeios e despedidas. Desse modo, eu saio hoje daqui já com a rotina do meu dia a dia já desaparecida e isso ajuda a diminuir a tristeza da volta.


E do que eu vou sentir saudades... Acho que poderia fazer uma lista de várias páginas mas, vou tentar resumir.
1. Dos lindos dias ensolarados no inverno.
2. A liberdade de poder andar a pé para todos os lados. Sim!! Isso é o máximo! Estou sem dirigir desde que saí do Brasil e aqui eu não sentia falta. Transporte público funciona e o taxi não é tão caro mas, na maioria das vezes,  eu só caminhava. E agora vou para uma cidade onde não se consegue viver sem carro.
3. Poder sair dos roteiros turísticos e desfrutar do melhor que a vida portenha tem para oferecer.
4. Saber que nenhum cachorro solto vai pular em cima de mim nas ruas. Isso é impressionante!!! Os cachorros aqui são lindos e tranquilos.
5. O hábito portenho de tomar café na rua. Em toda quadra tem um café e sempre com pessoas 'desayunando' tranquilamente.
6. Os sabores argentinos!!! O mendicrim....sorvete de doce de leite...empanadas maravilhosas....abóbora todo dia, toda hora....papas rústicas...chocotorta...e a cebolla de verdeo. Ahhhh e a mania que esse povo tem de comer rúcula!!!! Fiquei igual!
7. Comer com estilo mesmo em um restaurante super pequeno e simples. Existe um jeito portenho de comer!!!
8. Ônibus funcionando 24 horas por dia!!!
9. Amizades!!!! Esse é um tema a parte!!!! :-)
10. E por fim.....de descobrir que a implicância dos brasileiros com os argentinos é sem sentido. Pessoas boas, cultas e educadas!!












quarta-feira, 3 de julho de 2013

A ARTE DO CHOCOLATE EM BUENOS AIRES

Esse é um dos eventos gastronômicos que acontece no Palácio Duhau do Park Hyatt em Buenos Aires. É claro que já passou (28/06) mas, preciso deixar registrado aqui  para você saber o que tem de bom na cidade, além de tentar se programar para o próximo (veja aqui).

A experiência foi única e regada com os melhores vinhos da Bodega Zuccardi. 

Ao todo foram mais de quinze estações gastronômicas que apresentavam as melhores preparações com chocolate. É claro que foram servidos bombons de todos os sabores, trufas e macarons deliciosos (malbec, caipirinha, frutas vermelhas, maracujá, doce de leite...). Mas o ponto máximo da noite foram as combinações diferentes e perfeitas criadas pela equipe do chef Máximo Lopez May.

Tenta imaginar...ostra com chocolate amargo, bruschetta de chocolate branco com caviar, pão de cacau com salmão e cream cheese, queijos com chocolate, risoto de chocolate branco com raspas de limão (o melhor de todos!!!), bacon com chocolate, bruschetta de chocolate amargo com azeite e sal grosso e muitas outras delícias.

Enfim...uma verdadeira homenagem ao chocolate!!!

Colheres penduradas no teto. O chocolate estava grudado na colher e era só colocar na xícara de leite quente

Bacon com chocolate. Não comi porque não era nutricionalmente adequado.

Queijos diferentes com chocolate / Pão de cacau com cream cheese e salmão


Vinhos / hambúrguer de chocolate

Risoto de chocolate branco com raspas de limão


Irresistível!!!

Macaron de malbec



sexta-feira, 28 de junho de 2013

REVISTA JENGIBRE



Sou seguidora de um blog chamado Horneando Algo (aqui) que sempre tem coisas deliciosas da culinária portenha com um toque mais moderno. E descobri que a autora, junto com outras colaboradoras, acabou de lançar uma revista eletrônica bem interessante.

JENGIBRE (já gostei do nome)...uma revista colorida e "llena de esas cosas que nos gustan y nos hacen felices, llena de vida".


Você vai encontrar aquela receitinha de um postre maravilhoso que comeu em algum restaurante legal, lugares especiais para conhecer, coisas para fazer para quem tem habilidades manuais, onde comer com onda, enfim....mais portenho impossível.

Confira a revista no link aqui

quarta-feira, 26 de junho de 2013

OUI OUI - CAFÉ DA MANHÃ "COM ONDA" EM BUENOS AIRES

Seguindo mais uma dica do livro "Bistrôs Buenos Aires - Onde comer bem, bacana e barato" do Alex Herzog que já citei no início deste blog, fui tomar café da manhã no Oui Oui que fica  na Calle Nicaragua em Palermo. Existem dois na mesma rua e eu fui no que fica no meio da quadra. Especializado em vários tipos de sanduíches mas você também tem a opção do prato do dia na hora do almoço.




Não é um lugar que faz parte do circuito turístico porque fica em uma parte mais residencial de Palermo. Mas, como eu ando cada vez mais encantada com esse meu novo bairro, acho que vale a pena conhecer e depois sair passeando pelas ruas mais tranquilas ao redor. 




Como se diz por aqui, é um lugar para se comer "com onda". No meu caso foi uma café da manhã com muita onda e muitas coisas gostosas. E, acredite, a limonada é a especialidade da casa!  Impossível não se encantar por esse lugar que é, simplesmente,  delicado e aconchegante. 

E um detalhe importante: Atendimento muito bom!

Mesa com bolinhos e pães deliciosos para escolher

Detalhe deste canto cheio de imagens



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALMACEN Y CO...MAIS UM CAFÉ EM BUENOS AIRES

Mais uma vez estava caminhando por aí e fiz uma grande descoberta. Almacen y co....não é um simples café...é um lugar único que começou com "uma portinha" em Palermo para vender vinhos e havanos (charutos). Um dia, Cristina (proprietária) resolveu levar sua máquina de nespresso e oferecer um cafezinho para cada cliente...daí passou para um chazinho e com o tempo, ampliou o lugar. Digamos que agora sejam "duas portinhas" porque continua pequeno. Mas...é um charme!!! Tem de tudo um pouco...café, chá, vinhos, chocolate artezanal, doces daqueles de receitas das "abuelas", algumas coisinhas salgadas para acompanhar uma taça de vinho ou uma cerveja.




Além da simpatia no atendimento, o interessante são os detalhes. Existe uma cristaleira com antiguidades que também estão a venda. Algumas xícaras, anéis, colares, colheres e outros objetos especiais. A sensação que eu tenho é que alguém sentou no meio da loja e ficou olhando para cada canto para pensar em algum detalhe. 





Entrei apenas para um cafezinho e acabei ficando...ficando...até a sobremesa. Experimentei uma cerveja gourmet produzida na Argentina que é da melhor qualidade (tudo bem...eu não sou especialista!!). Cerveja "Outro Mundo" e que veio servida em uma caneca antiga e linda.




No final, a sensação foi a torta de maçã (minha perdição nessa terra) servida em um prato elegante contrastando com a simplicidade de um peixinho de pano (comprado em Porto de Galinhas) que tem os talheres dentro. Amei esse detalhe!! Por alguma "razão", não consegui colocar moldura na foto abaixo, mas tinha que mostrar o peixinho



O Almacen y co fica na Calle Andrés Arguibel 2816 em Las Canitas (Palermo), uma parte da cidade com muitos restaurantes e bares. 


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMIDA EM BUENOS AIRES

Morando em Buenos Aires começo a sentir falta de algumas coisas de casa...pão de queijo, suco de uva de garrafa, uva sem caroço, coxinha com catupiry, feijoada, tapioca com manteiga e tantas outras coisas porque nosso Brasil é enorme.

Mas, aqui os portenhos também têm sua delícias. Sem entrar no mérito de saber se é nutricionalmente correto ou não (nutricionista de férias), vamos conhecer um pouco suas paixões alimentares do dia a dia.

1. Carnes - realmente são bem macias mas, você precisa conhecer os nomes dos cortes( * ) para não errar no pedido. Nem pense em churrascaria com o garçon trazendo picanha o tempo todo. Aqui você escolhe o corte e o ponto da carne...e só!! A porção vem pronta no seu prato.

2. Batata - quase todos os acompanhamentos são com batata. Que na verdade, é papa porque a batata daqui é a nossa batata doce. Então, não confunda.

3. Milanesa - o prato típico e barato que existe em qualquer lugar. É a verdadeira cultura da milanesa o que acontece nessa terra e tem até restaurante que serve só com esse prato em todas as variações possíveis. Pode ser de carne bovina ou de frango e a diferença é que é bem mais fininha que a nossa no Brasil. Gosto de comprar já empanada e fazer assada no forno porque é mais saudável.

4. Medialunas - uma verdadeira paixão para eles. Impossível imaginar um portenho tomando seu café da manhã sem medialunas. Adoro!!

www.vivastreet.com
Medialunas
5. Empanadas - mais típico impossível!! É uma espécie de pastel assado e com um recheio úmido que deixa a massa mais macia. As tradicionais são de carne suave, carne picante, milho, presunto e queijo e frango. Mas existem também muitas outras variedades. Dá para imaginar alguém almoçando 2 empanadas e só? Pois aqui isso é bem comum. A minha professora de espanhol faz isso, a minha diarista também, o meu filho e até eu já aprendi com as amigas.

www.wikipedia.org
Empanadas
6. Doce de leite ou dulce de leche - já falei do sorvete maravilhoso de doce de leite nessa postagem aqui. Mas o doce de leite puro também é demais!!! Comece o dia com doce de leite na sua medialuna e...seja feliz!!

www.wikipedia.org
Dulce de leche

7. Chimichurri - molho (com ervas desidratadas e óleo) que eles colocam na carne assada ou no pão com linguiça (choripan). Muito bom!!

8. Recheio de calabaza (abóbora) - a primeira vez que li "ravioli com recheio de calabaza" no cardápio de um restaurante achei super estranho. Mas....arrisquei, me apaixonei e viciei! Só não peça com molho de tomate porque não combina. O melhor é com molho branco ou um de queijo suave.

9. Alfajores - segundo o jornal La Nacion, "na dieta argentina: cada día se comem 6 millones de alfajores". Se considerarmos que o país tem 41 milhões de habitantes, dá para perceber o tamanho da importância desse doce na vida deles. Os mais famosos são da marca Havanna (bem turístico) mas, no dia a dia, o portenho come os que vendem nos mercados ou Kioskos (postei aqui). Cada região da Argentina tem sua receita diferente e pode ser com cobertura de chocolate, com recheio de doce de leite ou geléia, também pode ser de maisena (bom!!) ou arroz. O importante é provar porque existe uma variedade grande de marcas e sabores. Os alfajores de Códoba (Estancia El Rosario) são os melhores que já comi.

Será que esqueci de alguma coisa??


( * ) Alguns cortes mais comuns que você pode encontrar nos restaurantes:
Bife de chorizo - contrafilé
Lomo - filé mignon
Chorizo - linguiça
Colita de cuadril - maminha
Cuadril - alcatra
Ojo de bife - bisteca sem osso
Tapa de cuadril - corte parecido com a picanha
Vacío - fraldinha

sábado, 18 de agosto de 2012

LIVRARIAS DE BUENOS AIRES


Visitar Buenos Aires e não entrar em, pelo menos uma livraria, é quase impossível porque elas estão espalhadas por todos os lados da cidade. São tantas que a cidade ganhou, em 2011, o título de CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO pela UNESCO (veja postagem aqui).

Essa paixão é tão grande que todo ano em novembro, existe o evento "Noche de las librerías" organizado pelo Ministério da Cultura. Com várias atividades espalhadas em diferentes pontos da cidade, o evento tem como objetivo estimular a leitura e a indústria editorial. O vídeo abaixo mostra o sucesso da noite de 2011.



As livrarias da cidade são espaços de encontro, pontos turísticos e, algumas podem ser consideradas verdadeiros antiquários. A maior concentração de livrarias está na Avenida Corrientes entre a Callao e a 9 de Julio. Mas você também vai encontrar em vários bairros da cidade. A mais antiga da Argentina se chama La Librería de Avila e fica em San Telmo.

www.wikipedia.org
La Librería de Avila - Alfonso Alsína y Bolívar em San Telmo
El Ateneo Grand Splendid, que fica na Recoleta, foi construída em um antigo teatro e conserva até hoje as marcas do seu passado. Ocupa o segundo lugar na lista das dez mais importantes do mundo por seu esplendor arquitetônico. Depois que você passar horas olhando todos os detalhes e tirando fotos, não deixe de tomar um café onde funcionava o palco do teatro. 


Avenida Santa Fe 1860 - Recoleta







Uma outra livraria muito bonita e aconchegante é a Livros del Pasaje no bairro de Palermo e que tem um café super charmoso. O trecho abaixo eu tirei do site da livraria porque achei que combina mesmo com o lugar.

"En libros del Pasaje vas a encontrar, además del libro que buscás, gente atenta que va a saber recomendarte la novela que buscás con letra grande para tu abuela, el libro para ese sobrino que lee poco pero que querés más, el libro para a facultad y el libro que te llevás porque te tentaste. Tratamos de ayudar sin estar encima".

Thames 1762 - Palermo



É claro que existem muitas outras que merecem a visita e eu vou deixar aqui "El libro de los libros" que é um guia com todas as livrarias da cidade.

Também gosto muito da Eterna Cadencia em Palermo e da Clasica y Moderna que fica na Recoleta. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CHÁ DAS CINCO NO ALVEAR

Como tradição é uma palavra básica no vocabulário dos portenhos, nada melhor do que seguir a risca quando você estiver por aqui. E uma das melhores dicas é a tradição de tomar o chá das cinco. Existem várias casas especializadas (já falei também do tea conection) ou mesmo em qualquer cafeteria você pode tomar um bom chá...principalmente no inverno.

Mas vamos seguir essa tradição da melhor maneira...que tal um chá das cinco no Alvear Palace Hotel? Inaugurado em 1932, ainda é referência e sinônimo de elegância e sofisticação na cidade de Buenos Aires. Um sonho!!

O chá é servido no restaurante L'Orangerie que funciona no andar térreo do hotel, de segunda a domingo a partir de quatro e meia da tarde (faça reserva on line). Você vai ter uma tarde super agradável, em um ambiente requintado e com bom atendimento. O lugar é lindo e não deixe de prestar atenção em todos os detalhes...chão, paredes, portas, lustres, louça impecável e até o banheiro.

L'Orangerie

Claro que não é tão barato assim mas, também não é o fim do mundo. Você merece!! O chá serve bem para duas pessoas e você ainda pode optar (paga mais um pouquinho) por incluir uma taça de champagne para o brinde....ao dia, ao aniversário, à vida, ao sol, à chuva, à sua saúde...o importante é brindar!!


Louça impecável!!

Muitas coisinhas gostosas para comer e uma boa seleção de chá para escolher. Eu recomendo o "blend Alvear", que é uma fórmula exclusiva e deliciosa, ou o royal fruit, que além de muito bom, você também pode comprar na tealosopy que fica na galeria ao lado do Hotel.





Paola brincando de fotógrafa na hora do chá



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TERROIR - CASA DE VINHOS EM BUENOS AIRES

Fui apresentada a essa casa de vinhos pela minha amiga Mariana e acho que vale a pena você conhecer na sua próxima visita a Buenos Aires. A Terroir (site), que fica em uma pequena rua de Palermo, não está no roteiro turístico e dificilmente você vai passar por lá se não for pelo endereço. 

Vamos começar entendendo o significado da palavra Terroir...

No glossário encontrado no site da academia do vinho (aqui) vamos encontrar o seguinte: é uma palavra francesa que, literalmente, designa o "terreno" onde se localiza um vinhedo, mas o seu sentido é muito mais amplo. Na realidade, designa as características do solo, do microclima e do ecossistema do local, responsável pela qualidade do vinhedo e, consequentemente, pela qualidade do vinho que ele originará.

Conversando com Alejandro Audisio, um dos proprietários da Terroir, entendi que, nesse universo do vinho, não é apenas uma palavra e sim um conceito. Seria então, a relação perfeita entre a uva, a região onde está sendo plantada, com todas as suas variações climáticas, e as pessoas que manipulam. Ou seja, a tradição da bodega, sua história e cultura passada por várias gerações. Então, você pode ter a mesma uva, plantada em regiões semelhantes mas a história nunca vai ser a mesma. Profundo, não é? 

Na Terroir você vai ser atendido pelos proprietários, Alejandro ou Claudio Fontada, que entendem de vinho pelo simples prazer de beber. O papo é agradável e você sai de lá com vontade de comprar tudo e  de aprender cada vez mais sobre a "arte" de tomar um bom vinho. 







Terroir fica na calle Buschiazzo 3040 em Palermo, bem perto do Rosedal (já postei aqui). Telefone antes para saber o horário de funcionamento no sábado - (5411) 4778 3443. No site você vai encontrar um pdf com o catálago dos vinhos.

Também já falei de vinho neste outro post aqui.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

TANGO...O ORGULHO DOS PORTENHOS


O tango é um gênero musical tradicional na Argentina e no Uruguay que nasceu de uma mistura cultural dos europeus, escravos africanos e dos nativos do Rio da Prata.

www.bue.gob.ar


Carlos Gardel (morreu em 1935) foi o principal cantor e compositor do tango argentino e  fazia parceria com o paulista chamado Le Pera. Encontrei um blog de um argentino que mora no Rio de Janeiro e faz uma comparação interessante: Gardel está para os portenhos assim como, Tom Jobim está para os cariocas. Claro que em épocas e estilos bem diferentes. 

As letras das músicas e a dança nos remetem a paixão, melancolia, drama, emoção e muita sensualidade. Em 2009, o TANGO foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A música mais famosa é Mi Buenos Aires Querido de Gardel e Le Pera. Mas, a música Por una Cabeza marca uma cena imperdível do filme Perfume de Mulher com Al Pacino...inesquecível...  



Mas também encontramos a mesma música em mais três filmes: A lista de schindler, True lies e All the kings men.








Existem alguns lugares muito famosos como Sr Tango, Madero Tango (caro!!) e Esquina Carlos Gardel (bem elogiado pelos portenhos). Normalmente você pode escolher se quer só o show ou show com jantar.  E muitas casas também possuem o serviço de transporte do hotel até o show. Se você comprar pela intenet tem que avisar ao hotel para solicitar o transfer. Vou deixar aqui e aqui  sites com as principais casas de tango para você ver preços e horários. Buenos Aires tem uma quantidade enorme de bons restaurantes e, então, eu sugiro que você assista o show e jante em outro lugar.

Eu já assisti tango no El Querandi  e também no Taconeando. Os dois foram bons espetáculos mas no show do Taconeando, por ser um lugar pequeno, a gente se sente mais perto dos dançarinos e isso foi mais emocionante. 


sábado, 14 de julho de 2012

CALLE LANIN - UMA RUA MUITO COLORIDA


Eu sei que o Caminito é  considerado uma "rua museu" de grande valor cultural e artístico, localizado no bairro La Boca. Um verdadeiro cartão postal de Buenos Aires e  um ponto obrigatório para todo turista.

Mas, hoje eu te convido a conhecer uma rua um pouco escondida no bairro Barracas, bem próximo ao Boca. Calle Lanin...a rua mais colorida da cidade.



São três quadras de casas com as fachadas decoradas entre a calle Brandsen e a avenida Suarez. Essa rua também é considerada um museu e o responsável pelo trabalho é o artista plástico Marino Santa Maria, um argentino que vive na mesma rua.

Tudo começou quando ele fez a fachada da sua casa com tinta e mosaico em cores contrastantes e formas abstratas. Como os vizinhos gostaram muito, surgiu a idéia de um projeto cultural que recebeu financiamento do governo e da Escola Nacional de Bella Artes. O trabalho foi concluído em abril de 2001.

Casa do artista Marino Santa Maria






Detalhe da fachada

Detalhe da fachada

O cuidado com as árvores das calçadas
Você pode ir de taxi ou nos seguintes colectivos: 20, 25, 45, 79, 100, 102, 134, 148, 154 ou 195.
Entre no site oficial do artista para conhecer outras obras espalhadas pela cidade.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs