Mostrando postagens com marcador comidinhas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comidinhas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de junho de 2013

OUI OUI - CAFÉ DA MANHÃ "COM ONDA" EM BUENOS AIRES

Seguindo mais uma dica do livro "Bistrôs Buenos Aires - Onde comer bem, bacana e barato" do Alex Herzog que já citei no início deste blog, fui tomar café da manhã no Oui Oui que fica  na Calle Nicaragua em Palermo. Existem dois na mesma rua e eu fui no que fica no meio da quadra. Especializado em vários tipos de sanduíches mas você também tem a opção do prato do dia na hora do almoço.




Não é um lugar que faz parte do circuito turístico porque fica em uma parte mais residencial de Palermo. Mas, como eu ando cada vez mais encantada com esse meu novo bairro, acho que vale a pena conhecer e depois sair passeando pelas ruas mais tranquilas ao redor. 




Como se diz por aqui, é um lugar para se comer "com onda". No meu caso foi uma café da manhã com muita onda e muitas coisas gostosas. E, acredite, a limonada é a especialidade da casa!  Impossível não se encantar por esse lugar que é, simplesmente,  delicado e aconchegante. 

E um detalhe importante: Atendimento muito bom!

Mesa com bolinhos e pães deliciosos para escolher

Detalhe deste canto cheio de imagens



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMIDA EM BUENOS AIRES

Morando em Buenos Aires começo a sentir falta de algumas coisas de casa...pão de queijo, suco de uva de garrafa, uva sem caroço, coxinha com catupiry, feijoada, tapioca com manteiga e tantas outras coisas porque nosso Brasil é enorme.

Mas, aqui os portenhos também têm sua delícias. Sem entrar no mérito de saber se é nutricionalmente correto ou não (nutricionista de férias), vamos conhecer um pouco suas paixões alimentares do dia a dia.

1. Carnes - realmente são bem macias mas, você precisa conhecer os nomes dos cortes( * ) para não errar no pedido. Nem pense em churrascaria com o garçon trazendo picanha o tempo todo. Aqui você escolhe o corte e o ponto da carne...e só!! A porção vem pronta no seu prato.

2. Batata - quase todos os acompanhamentos são com batata. Que na verdade, é papa porque a batata daqui é a nossa batata doce. Então, não confunda.

3. Milanesa - o prato típico e barato que existe em qualquer lugar. É a verdadeira cultura da milanesa o que acontece nessa terra e tem até restaurante que serve só com esse prato em todas as variações possíveis. Pode ser de carne bovina ou de frango e a diferença é que é bem mais fininha que a nossa no Brasil. Gosto de comprar já empanada e fazer assada no forno porque é mais saudável.

4. Medialunas - uma verdadeira paixão para eles. Impossível imaginar um portenho tomando seu café da manhã sem medialunas. Adoro!!

www.vivastreet.com
Medialunas
5. Empanadas - mais típico impossível!! É uma espécie de pastel assado e com um recheio úmido que deixa a massa mais macia. As tradicionais são de carne suave, carne picante, milho, presunto e queijo e frango. Mas existem também muitas outras variedades. Dá para imaginar alguém almoçando 2 empanadas e só? Pois aqui isso é bem comum. A minha professora de espanhol faz isso, a minha diarista também, o meu filho e até eu já aprendi com as amigas.

www.wikipedia.org
Empanadas
6. Doce de leite ou dulce de leche - já falei do sorvete maravilhoso de doce de leite nessa postagem aqui. Mas o doce de leite puro também é demais!!! Comece o dia com doce de leite na sua medialuna e...seja feliz!!

www.wikipedia.org
Dulce de leche

7. Chimichurri - molho (com ervas desidratadas e óleo) que eles colocam na carne assada ou no pão com linguiça (choripan). Muito bom!!

8. Recheio de calabaza (abóbora) - a primeira vez que li "ravioli com recheio de calabaza" no cardápio de um restaurante achei super estranho. Mas....arrisquei, me apaixonei e viciei! Só não peça com molho de tomate porque não combina. O melhor é com molho branco ou um de queijo suave.

9. Alfajores - segundo o jornal La Nacion, "na dieta argentina: cada día se comem 6 millones de alfajores". Se considerarmos que o país tem 41 milhões de habitantes, dá para perceber o tamanho da importância desse doce na vida deles. Os mais famosos são da marca Havanna (bem turístico) mas, no dia a dia, o portenho come os que vendem nos mercados ou Kioskos (postei aqui). Cada região da Argentina tem sua receita diferente e pode ser com cobertura de chocolate, com recheio de doce de leite ou geléia, também pode ser de maisena (bom!!) ou arroz. O importante é provar porque existe uma variedade grande de marcas e sabores. Os alfajores de Códoba (Estancia El Rosario) são os melhores que já comi.

Será que esqueci de alguma coisa??


( * ) Alguns cortes mais comuns que você pode encontrar nos restaurantes:
Bife de chorizo - contrafilé
Lomo - filé mignon
Chorizo - linguiça
Colita de cuadril - maminha
Cuadril - alcatra
Ojo de bife - bisteca sem osso
Tapa de cuadril - corte parecido com a picanha
Vacío - fraldinha

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UMA PADARIA NOVA COM UMA HISTÓRIA ANTIGA

Essa semana, a convite de uma amiga brasileira, fiz um programa muito diferente: visita guiada a uma padaria!! É claro que não foi uma padaria qualquer...e sim, uma boulangerie.

A boulangerie L'épi, criada em 2005, por Bruno e Olivier, dois panaderos franceses, está comemorando 100 anos do seu forno - el horno centenario. E, no mês de setembro, abriu suas portas, em forma de visita guiada, para seus clientes conhecerem esse "ilustre participante" na fabricação do pão artesanal.

terça-feira, 12 de julho de 2011

KIOSKOS DE BUENOS AIRES - MUITAS GULOSEIMAS


Quando escrevi o post "Porque você merece um sorvete de doce de leite" (aqui), disse que tinha sabor de doce de leite com pedacinhos. Lembra?

Esse é o tablete de dulce de leche vauquita que você deve comprar em qualquer kiosco quando estiver por aqui. Ou seja, tome o sorvete e coma os "pedacinhos" de verdade.


Vamos aos detalhes: é um doce de leite delicioso, que tem uma camadinha bem fina de açúcar por fora e uma casquinha bem macia....quando você morde tem um docinho mais molinho por dentro. Demais, né? Quer informações nutricionais? Sem glúten, sem gordura trans, sem colesterol, 69 kcal e 40 mg de sódio.

domingo, 22 de maio de 2011

MEDIALUNA - UMA DAS PAIXÕES ARGENTINAS

Já faz algum tempo que estou com vontade de escrever sobre hábitos alimentares dos portenhos. Afinal, como nutricionista, mesmo sem querer, acabo observando o tempo todo.

Sobre o café, já iniciei alguns comentários e, esses dias, estudando história da Argentina com o meu filho, pude perceber como esse costume esteve presente em muitas decisões políticas por aqui. Tudo acontece em volta de uma mesa de café...

sábado, 14 de maio de 2011

VOCÊ MERECE UM SORVETE DE DOCE DE LEITE

Buenos Aires é sinônimo de doce de leite. Esse ano teve até uma reportagem no Jornal Hoje sobre a paixão dos portenhos por esse sabor. Todas as sobremesas levam doce de leite e as tortas têm recheios maravilhosos com todas as variações possíveis desse doce.

Mas nada supera o sorvete de doce de leite, ou melhor, helado de dulce de leche. Existem várias sorveterias espalhadas pela cidade e acho que as mais famosas são Freddo, Volta e Persicco. Todas são  ótimas, mas eu vou falar da Freddo porque é uma  paixão para os turistas...

terça-feira, 3 de maio de 2011

SORRENTINO...UMA COMIDA TÍPICA

O sorrentino é um tipo de preparação que pode ser encontrado em qualquer restaurante de Buenos Aires. Do mais simples, tipo aqueles que tem prato do dia, aos melhores restaurantes da cidade. E essa foi a primeira comida que provei quando cheguei aqui porque sou apaixonada por massa. Simplesmente divino!!

Mas o que são os sorrentinos argentinos, já que são desconhecidos até na Itália? "Conta a lenda" que foram criados na Argentina por imigrantes italianos. Portanto, é uma comida tipicamente regional...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs