domingo, 10 de junho de 2012

HIERBABUENA - RESTAURANTE EM SAN TELMO

San Telmo é um dos bairros mais típicos aqui em Buenos Aires. E nos finais de semana você vai encontrar muitos cantos para explorar (feira de San Telmo / bares e restaurantes).


Avenida Caseros - o prédio inteiro era um antigo estaleiro
Quando fui conhecer a feira de produtos orgânicos na Avenida Caseros acabei descobrindo um restaurante muito bom para tomar café, um brunch no domingo ou mesmo uma refeição completa. A proposta é vegetariana mas tem pratos com frango ou salmão. Ou seja, nada de bife de chorizo, ojo de bife ou colita de cuadril.




Hierbabuena é um restaurante de cozinha natural ou "deli natural" como se diz aqui. Fica no prédio de um antigo estaleiro de San Telmo e ainda conserva as pilastras de ferro e uma corrente enorme com um gancho pendurada no teto. O lugar é pequeno mas aconchegante e com um ótimo atendimento. A decoração fica por conta de móveis e objetos antigos e uma parede colorida e com frases bonitas.




Da primeira vez fui apenas tomar suco...aliás, são ótimos!!! Tinha uma limonada com menta e gengibre que estava uma delícia! Mas hoje fui para o almoço e como estava muito frio, como cortezia, serviram uma sopinha de cenoura com maçã e gengibre maravilhosa.


Como prato principal, escolhi a sugestão da garçonete que estava pra lá de rouca, mas atendendo com a maior atenção. Raviolis verdes com recheio de salmão e creme mascarpone e um molho de limão. Também vinha acompanhado de espinafre salteado....simplesmente demais!! Muy rico!!! Para sobremesa, um brownie de chocolate e sorvete de maracujá ....muito bom também....mas esse, eu apenas comparti com o Edson (sem exageros).



O Hierbabuena fica na Avenida Caseros, 454 e funciona de segunda (não abre no jantar) a domingo entre 08h30 e meia noite. Como é muito pequeno, as vezes fica com fila. Eu cheguei para almoçar em um domingo meio dia e tava tranquilo mas o movimento ainda era de quem estava tomando o café da manhã.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

UM POUCO DE VINHO ARGENTINO

Se você é do tipo que recebe uma carta de vinho e pensa que está em grego ou, decorou alguns tipos de vinho  e não consegue variar muito, acho que está na hora de fazer umas aulas sobre esse assunto.

É claro que você pode estudar sozinho, conversar com os amigos, fazer pesquisas na internet, participar de chats, mas nada se compara a estar ao lado de um sommelier e aprender com degustação.


Eu estou falando em cursinho, algo simples que não vai fazer você sair achando que sabe tudo, mas pelo menos, explorando novos sabores.

A Argentina é o quinto produtor mundial de vinho e, se você está aqui passeando e aproveitando a gastronomia local, nada melhor que saber escolher um bom vinho. E essa escolha não está relacionada com o mais caro porque existem bons vinhos com preços variados.


Fiz um curso de quatro noites no Aldos Vinoteca & Restoran com um grupo de amigos. Conhecemos um pouco sobre a história do vinho e algumas diferenças entre os principais tipos como espumante, frisante, rosé, branco, tinto e vinho para acompanhar sobremesas. Também sobre as principais uvas utilizadas na produção do vinho argentino. Para tinto são: malbec, cabernet sauvignon, bonarda, merlot, pinot noir e syrah. E para vinho branco são torrontés e chardonnay.

Um detalhe interessante é que a maioria das pessoas pensa somente nos vinhos de Mendoza, que é a maior região produtora de vinho do país. Mas existem outras regiões com boas produções também.  Cafayate, em Salta (uma província ao norte) é importante com relação a qualidade dos seus vinhos e não a quantidade. A razão disso é a variação do clima (noite e dia) e a pureza da água, favorecendo a produção de vinho tinto de sabor intenso. Em Neuquén e Rio Negro, na Patagônia, também são encontradas excelentes bodegas e, o clima da região é ideal para a produção de vinhos Pinot Noir e Merlot.



Falando um pouco de sabor...é uma verdadeira experiência! A sensação de sentir os aromas, tentar identificar se é madeira, flores, baunilhas, frutas vermelhas...é o máximo! Saborear e perceber a acidez na ponta da língua, a explosão de taninos e a mistura perfeita entre aroma e sabor. 

Quando você prova um vinho ideal pensa logo no seu acompanhamento, afinal, todo bom vinho precisa encontrar a melhor preparação. Isso é a harmonização (maridaje), ou seja, o equilíbrio perfeito entre vinho e comida, mas que pode ser pelo contraste ou pela semelhança.



Nós sempre temos algumas idéias sobre isso...vinho branco com peixe e vinho tinto com carne vermelha...mas é importante pensar como será a sua preparação e poder "ousar" um pouco mais. Saber qual o ingrediente principal, se os temperos são fortes ou suaves, o tipo de cocção ou o tipo de molho. Ou seja, não adianta muito escolher um vinho branco empregnado com o melhor aroma, para se perder em uma peixada "super hiper" condimentada.

Quais são os principais componentes do vinho? Teor alcoólico, a quantidade de tanino, sua acidez, o aúcar e os aromas. E o que dizer da sensação de saborear uma comida? Pode ser doce, salgada, azeda, ácida, amarga, picante, suave, quente, fria, macia, crocante...muito variado. Você deve então, identificar o que predomina nos "parceiros" e conseguir a melhor harmonia. É fácil? Claro que não...mas temos que começar a tentar porque o resultado é muito prazeroso.

O melhor do curso....chocolate com o vinho malbec Malamado da Familia Zuccardi.



Vou deixar alguns sites muito interessantes de bodegas argentinas para você navegar.
Bodega Ruca Malen
Trapiche
Bodega Catena Zapata
Bodega El Esteco
Casa Bianchi

Caso você queira, também poderá fazer a carreira de sommelier (que chic!!). A argentina Paz Levinson, de 32 anos, eleita a melhor sommelier do país em 2012, disse que nem pensava em seguir carreira. Estudava letras e trabalhava em um restaurante quando se interessou pelos vinhos....nunca se sabe, não é? Por isso, deixo também alguns links tanto na Argentina quanto no Brasil para encontrar os melhores cursos.

Escuela Argentina de Sommelier
Escuela Argentina de Vinos
Associação Brasileira de Sommelier Rio











domingo, 29 de abril de 2012

BUENOS AIRES MARKET

Este final de semana aconteceu a primeira feira de produtos orgânicos e alimentos saudáveis na cidade - Buenos Aires Market.


Organizada por Joy, o lugar escolhido para a feira foi a avenida Caseros, entre Defensa e Bolívar, no tradicional bairro de San Telmo. Nesses dois dias, quarenta expositores apresentaram produtos como  vinhos, azeites, queijos, cervejas, frutas e hortaliças, sementes, sucos, chocolates, cereais, pães, doces, temperos em vasos e até flores comestíveis.

Além de uma passeio super agradável, foi bom para conhecer novos produtos, provar muito e comprar, é claro!!! Encontrei suco de arandanos, chutney de maçã e pera, chocolate em pó meio amargo e alguns temperinhos especiais.

Bairro de San Telmo










Tinha até pães da minha padaria predileta, a L' épi boulangerie, dos panaderos franceses Bruno e Olivie. Irresistível!!!!



Acho que a feira fez o maior sucesso porque todas as pessoas estavam provando e comprando em todas as bancas. Agora é esperar que aconteçam outras...





segunda-feira, 23 de abril de 2012

COMIDA NOVA EM SAN TELMO

San Telmo é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Buenos Aires. Com casas antigas, ruas de paralelepípedo, muitas lojas de antiguidades, bares noturnos e a famosa "feira de San Telmo", que só funciona aos domingos. Ou seja, imperdível para o turista!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs