sábado, 30 de junho de 2012

PORTAS E MAIS PORTAS NA RECOLETA

Mesmo com um dia chuvoso e meio friozinho você ainda vai se encantar andando pelas ruas da Recoleta. A arquitetura se baseia no estilo francês e você consegue identificar isso numa simples caminhada pelas principais ruas do bairro.

Mas além dos prédios e casas (poucas que ainda existem) te convido a prestar atenção nos detalhes das portas e maçanetas....adoro!!!!

Esta é a entrada da ARKAKAO na calle Quintana com sorvetes deliciosos





Detalhes perfeitos...

Esta é a minha preferida


sábado, 23 de junho de 2012

PALACIO BAROLO

Em 1923, foi inaugurado em Buenos Aires o edifício mais alto da cidade e, na época, também o mais alto da América Latina. PALÁCIO BAROLO.

wikipedia.org


Luis Barolo, um italiano que vivia na Argentina, era apaixonado pela obra "A Divina Comédia", e encomendou a construção de um prédio ao arquiteto italiano, Mario Palanti. 

"Este se convertiria en una propriedad exclusivamente para rentas. Luis Barolo pensaba, como todos los europeus instalados en Argentina, que Europa sufriria numerosas guerras que destruirían todo el continente. Desesperado por conservar las cenizas del famoso Dante Alighieri, quiso construir un edifício inspirado en la obra del poeta, "la divina comedia". (referência)


O prédio, então, é uma homenagem a esse clássico da literatura italiana e universal. Os seus vinte e dois andares estão divididos em três partes: o térreo é o inferno; do segundo ao décimo quarto, o purgatório; e os últimos andares, representam o paraíso. 



Em 1997, foi declarado Monumento Histórico Nacional e está aberto para visitas guiadas diurnas e noturnas. Acredito que durante o dia tenha o "burburinho" dos escritórios e uma vista deslumbrande em dias ensolarados. Mas, minha visita foi noturna...

Começamos no térreo...o inferno!! O guia conta toda a história da construção e o que representa cada detalhe do projeto. Silêncio total no prédio!!! Só vamos de elevador (super antigo mesmo) até o final do purgatório, a partir daí, só escada em curva e bem estreita. No vigésimo andar, existem sacadas (mínimas) onde podemos ver todos os lados da cidade. A vista é espetacular!!


Eu e minha amiga Andrea na sacada do vigésimo andar


Depois, ainda tem mais dois andares para chegar até a cúpula toda de vidro e admirar mais ainda a cidade de Buenos Aires. O problema é que a escada fica bem mais estreita e baixa. Nesse ponto eu "amarelei" e não fui.   :-(
No final, seguimos até um escritório montado ao estilo da época, para um brinde com  vinho tinto acompanhado de alguns petiscos.


Encontrei  no youtube um trailer sobre um documentário desse prédio tão emblemático. Assista...





Entre no site para saber preços, dias e horários das visitas.

domingo, 10 de junho de 2012

HIERBABUENA - RESTAURANTE EM SAN TELMO

San Telmo é um dos bairros mais típicos aqui em Buenos Aires. E nos finais de semana você vai encontrar muitos cantos para explorar (feira de San Telmo / bares e restaurantes).


Avenida Caseros - o prédio inteiro era um antigo estaleiro
Quando fui conhecer a feira de produtos orgânicos na Avenida Caseros acabei descobrindo um restaurante muito bom para tomar café, um brunch no domingo ou mesmo uma refeição completa. A proposta é vegetariana mas tem pratos com frango ou salmão. Ou seja, nada de bife de chorizo, ojo de bife ou colita de cuadril.




Hierbabuena é um restaurante de cozinha natural ou "deli natural" como se diz aqui. Fica no prédio de um antigo estaleiro de San Telmo e ainda conserva as pilastras de ferro e uma corrente enorme com um gancho pendurada no teto. O lugar é pequeno mas aconchegante e com um ótimo atendimento. A decoração fica por conta de móveis e objetos antigos e uma parede colorida e com frases bonitas.




Da primeira vez fui apenas tomar suco...aliás, são ótimos!!! Tinha uma limonada com menta e gengibre que estava uma delícia! Mas hoje fui para o almoço e como estava muito frio, como cortezia, serviram uma sopinha de cenoura com maçã e gengibre maravilhosa.


Como prato principal, escolhi a sugestão da garçonete que estava pra lá de rouca, mas atendendo com a maior atenção. Raviolis verdes com recheio de salmão e creme mascarpone e um molho de limão. Também vinha acompanhado de espinafre salteado....simplesmente demais!! Muy rico!!! Para sobremesa, um brownie de chocolate e sorvete de maracujá ....muito bom também....mas esse, eu apenas comparti com o Edson (sem exageros).



O Hierbabuena fica na Avenida Caseros, 454 e funciona de segunda (não abre no jantar) a domingo entre 08h30 e meia noite. Como é muito pequeno, as vezes fica com fila. Eu cheguei para almoçar em um domingo meio dia e tava tranquilo mas o movimento ainda era de quem estava tomando o café da manhã.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

UM POUCO DE VINHO ARGENTINO

Se você é do tipo que recebe uma carta de vinho e pensa que está em grego ou, decorou alguns tipos de vinho  e não consegue variar muito, acho que está na hora de fazer umas aulas sobre esse assunto.

É claro que você pode estudar sozinho, conversar com os amigos, fazer pesquisas na internet, participar de chats, mas nada se compara a estar ao lado de um sommelier e aprender com degustação.


Eu estou falando em cursinho, algo simples que não vai fazer você sair achando que sabe tudo, mas pelo menos, explorando novos sabores.

A Argentina é o quinto produtor mundial de vinho e, se você está aqui passeando e aproveitando a gastronomia local, nada melhor que saber escolher um bom vinho. E essa escolha não está relacionada com o mais caro porque existem bons vinhos com preços variados.


Fiz um curso de quatro noites no Aldos Vinoteca & Restoran com um grupo de amigos. Conhecemos um pouco sobre a história do vinho e algumas diferenças entre os principais tipos como espumante, frisante, rosé, branco, tinto e vinho para acompanhar sobremesas. Também sobre as principais uvas utilizadas na produção do vinho argentino. Para tinto são: malbec, cabernet sauvignon, bonarda, merlot, pinot noir e syrah. E para vinho branco são torrontés e chardonnay.

Um detalhe interessante é que a maioria das pessoas pensa somente nos vinhos de Mendoza, que é a maior região produtora de vinho do país. Mas existem outras regiões com boas produções também.  Cafayate, em Salta (uma província ao norte) é importante com relação a qualidade dos seus vinhos e não a quantidade. A razão disso é a variação do clima (noite e dia) e a pureza da água, favorecendo a produção de vinho tinto de sabor intenso. Em Neuquén e Rio Negro, na Patagônia, também são encontradas excelentes bodegas e, o clima da região é ideal para a produção de vinhos Pinot Noir e Merlot.



Falando um pouco de sabor...é uma verdadeira experiência! A sensação de sentir os aromas, tentar identificar se é madeira, flores, baunilhas, frutas vermelhas...é o máximo! Saborear e perceber a acidez na ponta da língua, a explosão de taninos e a mistura perfeita entre aroma e sabor. 

Quando você prova um vinho ideal pensa logo no seu acompanhamento, afinal, todo bom vinho precisa encontrar a melhor preparação. Isso é a harmonização (maridaje), ou seja, o equilíbrio perfeito entre vinho e comida, mas que pode ser pelo contraste ou pela semelhança.



Nós sempre temos algumas idéias sobre isso...vinho branco com peixe e vinho tinto com carne vermelha...mas é importante pensar como será a sua preparação e poder "ousar" um pouco mais. Saber qual o ingrediente principal, se os temperos são fortes ou suaves, o tipo de cocção ou o tipo de molho. Ou seja, não adianta muito escolher um vinho branco empregnado com o melhor aroma, para se perder em uma peixada "super hiper" condimentada.

Quais são os principais componentes do vinho? Teor alcoólico, a quantidade de tanino, sua acidez, o aúcar e os aromas. E o que dizer da sensação de saborear uma comida? Pode ser doce, salgada, azeda, ácida, amarga, picante, suave, quente, fria, macia, crocante...muito variado. Você deve então, identificar o que predomina nos "parceiros" e conseguir a melhor harmonia. É fácil? Claro que não...mas temos que começar a tentar porque o resultado é muito prazeroso.

O melhor do curso....chocolate com o vinho malbec Malamado da Familia Zuccardi.



Vou deixar alguns sites muito interessantes de bodegas argentinas para você navegar.
Bodega Ruca Malen
Trapiche
Bodega Catena Zapata
Bodega El Esteco
Casa Bianchi

Caso você queira, também poderá fazer a carreira de sommelier (que chic!!). A argentina Paz Levinson, de 32 anos, eleita a melhor sommelier do país em 2012, disse que nem pensava em seguir carreira. Estudava letras e trabalhava em um restaurante quando se interessou pelos vinhos....nunca se sabe, não é? Por isso, deixo também alguns links tanto na Argentina quanto no Brasil para encontrar os melhores cursos.

Escuela Argentina de Sommelier
Escuela Argentina de Vinos
Associação Brasileira de Sommelier Rio











LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs