sexta-feira, 28 de junho de 2013

REVISTA JENGIBRE



Sou seguidora de um blog chamado Horneando Algo (aqui) que sempre tem coisas deliciosas da culinária portenha com um toque mais moderno. E descobri que a autora, junto com outras colaboradoras, acabou de lançar uma revista eletrônica bem interessante.

JENGIBRE (já gostei do nome)...uma revista colorida e "llena de esas cosas que nos gustan y nos hacen felices, llena de vida".


Você vai encontrar aquela receitinha de um postre maravilhoso que comeu em algum restaurante legal, lugares especiais para conhecer, coisas para fazer para quem tem habilidades manuais, onde comer com onda, enfim....mais portenho impossível.

Confira a revista no link aqui

quarta-feira, 26 de junho de 2013

OUI OUI - CAFÉ DA MANHÃ "COM ONDA" EM BUENOS AIRES

Seguindo mais uma dica do livro "Bistrôs Buenos Aires - Onde comer bem, bacana e barato" do Alex Herzog que já citei no início deste blog, fui tomar café da manhã no Oui Oui que fica  na Calle Nicaragua em Palermo. Existem dois na mesma rua e eu fui no que fica no meio da quadra. Especializado em vários tipos de sanduíches mas você também tem a opção do prato do dia na hora do almoço.




Não é um lugar que faz parte do circuito turístico porque fica em uma parte mais residencial de Palermo. Mas, como eu ando cada vez mais encantada com esse meu novo bairro, acho que vale a pena conhecer e depois sair passeando pelas ruas mais tranquilas ao redor. 




Como se diz por aqui, é um lugar para se comer "com onda". No meu caso foi uma café da manhã com muita onda e muitas coisas gostosas. E, acredite, a limonada é a especialidade da casa!  Impossível não se encantar por esse lugar que é, simplesmente,  delicado e aconchegante. 

E um detalhe importante: Atendimento muito bom!

Mesa com bolinhos e pães deliciosos para escolher

Detalhe deste canto cheio de imagens



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALMACEN Y CO...MAIS UM CAFÉ EM BUENOS AIRES

Mais uma vez estava caminhando por aí e fiz uma grande descoberta. Almacen y co....não é um simples café...é um lugar único que começou com "uma portinha" em Palermo para vender vinhos e havanos (charutos). Um dia, Cristina (proprietária) resolveu levar sua máquina de nespresso e oferecer um cafezinho para cada cliente...daí passou para um chazinho e com o tempo, ampliou o lugar. Digamos que agora sejam "duas portinhas" porque continua pequeno. Mas...é um charme!!! Tem de tudo um pouco...café, chá, vinhos, chocolate artezanal, doces daqueles de receitas das "abuelas", algumas coisinhas salgadas para acompanhar uma taça de vinho ou uma cerveja.




Além da simpatia no atendimento, o interessante são os detalhes. Existe uma cristaleira com antiguidades que também estão a venda. Algumas xícaras, anéis, colares, colheres e outros objetos especiais. A sensação que eu tenho é que alguém sentou no meio da loja e ficou olhando para cada canto para pensar em algum detalhe. 





Entrei apenas para um cafezinho e acabei ficando...ficando...até a sobremesa. Experimentei uma cerveja gourmet produzida na Argentina que é da melhor qualidade (tudo bem...eu não sou especialista!!). Cerveja "Outro Mundo" e que veio servida em uma caneca antiga e linda.




No final, a sensação foi a torta de maçã (minha perdição nessa terra) servida em um prato elegante contrastando com a simplicidade de um peixinho de pano (comprado em Porto de Galinhas) que tem os talheres dentro. Amei esse detalhe!! Por alguma "razão", não consegui colocar moldura na foto abaixo, mas tinha que mostrar o peixinho



O Almacen y co fica na Calle Andrés Arguibel 2816 em Las Canitas (Palermo), uma parte da cidade com muitos restaurantes e bares. 


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMIDA EM BUENOS AIRES

Morando em Buenos Aires começo a sentir falta de algumas coisas de casa...pão de queijo, suco de uva de garrafa, uva sem caroço, coxinha com catupiry, feijoada, tapioca com manteiga e tantas outras coisas porque nosso Brasil é enorme.

Mas, aqui os portenhos também têm sua delícias. Sem entrar no mérito de saber se é nutricionalmente correto ou não (nutricionista de férias), vamos conhecer um pouco suas paixões alimentares do dia a dia.

1. Carnes - realmente são bem macias mas, você precisa conhecer os nomes dos cortes( * ) para não errar no pedido. Nem pense em churrascaria com o garçon trazendo picanha o tempo todo. Aqui você escolhe o corte e o ponto da carne...e só!! A porção vem pronta no seu prato.

2. Batata - quase todos os acompanhamentos são com batata. Que na verdade, é papa porque a batata daqui é a nossa batata doce. Então, não confunda.

3. Milanesa - o prato típico e barato que existe em qualquer lugar. É a verdadeira cultura da milanesa o que acontece nessa terra e tem até restaurante que serve só com esse prato em todas as variações possíveis. Pode ser de carne bovina ou de frango e a diferença é que é bem mais fininha que a nossa no Brasil. Gosto de comprar já empanada e fazer assada no forno porque é mais saudável.

4. Medialunas - uma verdadeira paixão para eles. Impossível imaginar um portenho tomando seu café da manhã sem medialunas. Adoro!!

www.vivastreet.com
Medialunas
5. Empanadas - mais típico impossível!! É uma espécie de pastel assado e com um recheio úmido que deixa a massa mais macia. As tradicionais são de carne suave, carne picante, milho, presunto e queijo e frango. Mas existem também muitas outras variedades. Dá para imaginar alguém almoçando 2 empanadas e só? Pois aqui isso é bem comum. A minha professora de espanhol faz isso, a minha diarista também, o meu filho e até eu já aprendi com as amigas.

www.wikipedia.org
Empanadas
6. Doce de leite ou dulce de leche - já falei do sorvete maravilhoso de doce de leite nessa postagem aqui. Mas o doce de leite puro também é demais!!! Comece o dia com doce de leite na sua medialuna e...seja feliz!!

www.wikipedia.org
Dulce de leche

7. Chimichurri - molho (com ervas desidratadas e óleo) que eles colocam na carne assada ou no pão com linguiça (choripan). Muito bom!!

8. Recheio de calabaza (abóbora) - a primeira vez que li "ravioli com recheio de calabaza" no cardápio de um restaurante achei super estranho. Mas....arrisquei, me apaixonei e viciei! Só não peça com molho de tomate porque não combina. O melhor é com molho branco ou um de queijo suave.

9. Alfajores - segundo o jornal La Nacion, "na dieta argentina: cada día se comem 6 millones de alfajores". Se considerarmos que o país tem 41 milhões de habitantes, dá para perceber o tamanho da importância desse doce na vida deles. Os mais famosos são da marca Havanna (bem turístico) mas, no dia a dia, o portenho come os que vendem nos mercados ou Kioskos (postei aqui). Cada região da Argentina tem sua receita diferente e pode ser com cobertura de chocolate, com recheio de doce de leite ou geléia, também pode ser de maisena (bom!!) ou arroz. O importante é provar porque existe uma variedade grande de marcas e sabores. Os alfajores de Códoba (Estancia El Rosario) são os melhores que já comi.

Será que esqueci de alguma coisa??


( * ) Alguns cortes mais comuns que você pode encontrar nos restaurantes:
Bife de chorizo - contrafilé
Lomo - filé mignon
Chorizo - linguiça
Colita de cuadril - maminha
Cuadril - alcatra
Ojo de bife - bisteca sem osso
Tapa de cuadril - corte parecido com a picanha
Vacío - fraldinha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outbrain

Outbrain
Desenvolvido por - AB-Designs